Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Justiça condena agência bancária por danos morais em Parintins

A agência também será obrigada a devolver em dobro os valores cobrados indevidamente

Justiça condena agência bancária por danos morais em Parintins

Agência Bradesco (Foto: Divulgação)

Parintins (AM) – O juiz Rafael Rodrigo Raposo, da Comarca de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, condenou uma instituição bancária a fazer o pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 6 mil. A agência também será obrigada a devolver em dobro os valores cobrados indevidamente a uma parintinense, prática em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A cliente Emilly Andrade alegou na ação que houve os descontos indevidos na conta-corrente, o que não se justificava, por não contrair empréstimo e tampouco não ter autorizado a operação financeira.

Conforme a decisão, a instituição não compareceu nos autos de modo a explicar a origem dos descontos impugnados, sem apresentar nenhum contrato de empréstimo ou comprovação de existência de débito por parte do recorrido. Logo, o magistrado constatou a prática abusiva.

“A indenização a ser proporcionada ao consumidor repousa na compensação pelo dano e na injustiça de que foi vítima, inserindo-se como direito básico do consumidor firmado no inciso VI, do artigo 6° do CDC. O valor deve considerar critério pessoal do juiz, não se atrelando a fórmulas e regras matemáticas, observando-se as condições das partes, o dano causado, a culpabilidade, as circunstâncias dos fatos e suas consequências”, disse o juiz na decisão.

Lidera processos

O banco Bradesco lidera o número de processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que correspondem a um aumento de 47% em 2022, se comparado ao ano anterior. De janeiro a dezembro de 2022 foram registrados 55,8 mil processos, enquanto no mesmo período de 2021, foram contabilizadas 37,8 mil. Os dados são do Núcleo de Estatística do TJAM.

Em nota, por meio de assessoria, o banco respondeu que “tem como um dos seus principais valores a qualidade de atendimento aos seus clientes”. E que “trabalha para atender a todos os seus públicos e que promove o aprimoramento constante de seus serviços e produtos, tendo sempre como princípio a adoção das melhores práticas e procedimentos”.

LEIA MAIS: