Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Justiça decide pela manutenção do concurso da Seduc

O magistrado havia decidido pela anulação do certame, realizado em 8 de julho, mas voltou atrás em sua decisão e se retratou, na última quarta-feira, 31

Justiça decide pela manutenção do concurso da Seduc

(Foto: Reprodução)

O juiz da 5° Vara da Fazenda Pública, juiz Flávio Henrique Albuquerque, garantiu a continuidade do concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizado no dia 8 de julho. A decisão foi publicada na última quarta-feira,31. Anteriormente, ele havia pedido a suspensão do certame.

O concurso foi realizado no dia 8 de julho. (Foto: Reprodução)

Na decisão, disponível para consulta no site do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), o juiz argumenta que a medida de suspensão, assinada no 27 de agosto, tinha o objetivo de fazer com que o Governo do Estado, a Seduc e a empresa contratada, explicassem sobre as irregularidades, questionada pelos candidatos. Entre elas, a violação de um dos envelopes com as provas.

“Agi assim, visando a não tumultuar o processo de concurso, que poderia sofrer caso viessem a ocorrer novas fases”, disse Albuquerque. “Em razão disso, e observando que os efeitos de suspensão do concurso causam mais prejuízos ao serviço público que se destinará, do que a sua continuidade, vejo a necessidade de me retratar e revogar a decisão de paralisação”, ponderou. O certame foi realizado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Instituto Acesso).

O concurso foi alvo de diversas denúncias de irregularidades. Após o episódio, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) solicitou o cancelamento do certame. Porém, a Justiça do Amazonas optou por suspendê-lo temporariamente.

Mais de 200 mil candidatos realizaram a prova, no dia 8 de julho, em Manaus e interior do Estado, para os cargos dos editais n°1 (professor-nível superior), n°2 (nível fundamental e médio) e n°3 (professor ensino indígena).