Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Keiton Pinheiro, Tiradentes Jr e Zé Henrique são confirmados para a Prefeitura de Coari

Após Adail Filho ter seu mandato cassado, o TRE determinou que novas eleições fossem realizadas em Coari; disputa já conta com três nomes

Keiton Pinheiro, Tiradentes Jr e Zé Henrique são confirmados para a Prefeitura de Coari

Foto: Divulgação

MANAUS (AM) – Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concluir o processo de cassação do ex-prefeito de Coari, Adail Filho, e determinar uma nova eleição no município, os candidatos que almejam conquistar o Executivo municipal realizaram, às pressas, convenções partidárias para oficializar nomes para a disputa. A eleição para prefeito do município deve ocorrer no dia 5 de dezembro.

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnar a reeleição do ex-prefeito Adail Filho por configurar um terceiro mandato do grupo político dele, pelo menos três nomes devem se lançar na corrida pela cadeira de prefeito de Coari.

No último sábado (30), os principais candidatos a prefeito de Coari, Keiton Pinheiro (Progressitas) e Robson Tiradentes (PSC), tiveram seus nomes confirmados pelas suas coligações.

Leia mais: Adail Filho e Tiradentes Jr ‘travam batalha’ nas redes sociais na disputa pela Prefeitura de Coari

Keiton Pinheiro é primo de Adail Filho (Progressistas) e foi candidato a vice-prefeito na chapa impugnada. Desta vez, as posições se inverteram e Adail permanece na chapa, agora como vice.

Nas redes sociais, Adail tem produzido conteúdos nos quais manifesta confiança quanto ao resultado da eleição. Em um vídeo, ele comenta que o pedido de derrubada da eleição provocado pela oposição não terá efeito no resultado do pleito.

Já Robson Tiradentes Junior, disputou as eleições no município em 2020, ficando em segundo lugar. Tiradentes foi oposição declarada no processo de cassação de Adail Filho.

Nomes como Marcelo Ramos (PL); Sidney Leite, Sinésio Campos (PT); Alberto Neto, Felipe Souza, Abdala Fraxe e Álvaro Campelo, declararam apoio a Tiradentes.

A coligação é composta pelo PSC, Podemos; Partido Social Democrático (PSD); Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); Partido dos Trabalhadores (PT); União Brasil, Partido Democrático Trabalhista (PDT); Partido Republicano da Ordem Social (PROS); Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Solidariedade.

O arco de aliança congrega o maior número de partidos alinhados para a eleição suplementar em Coari. A chapa também conta com o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima.

Terceira via

Enquanto Tiradentes e os Pinheiros garantem ter vencido a eleição, o empresário Zé Henrique adotou o discurso de terceira via e se coloca como o nome mais viável para romper com a alternância dos Pinheiros na Prefeitura de Coari.

Nas redes sociais, ele enaltece sua vivência no município, e garante que isso faz dele uma boa opção para ocupar o cargo máximo do Executivo municipal.

Prazos

Pelo calendário do TRE, os partidos políticos e coligações podem solicitar o registro de candidatura de seus candidatos impreterivelmente, até as 19h do dia 5 de novembro. Prazo final para a solicitação junto à Justiça Eleitoral.

Já a propaganda eleitoral poderá ser feita a partir do dia 6 de novembro, não sendo permitida a realização por meio de rádio e televisão. Sendo permitida a divulgação apenas dois dias antes do pleito, no caso de propaganda feita na internet.

Os ganhadores do pleito, marcado para 5 de dezembro, tem até dia 17 de dezembro para serem diplomados no TRE.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.