Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

Lira exonera assessor alvo de operação contra fraude e lavagem de dinheiro

Ato foi publicado nesta segunda (5) no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados.

Lira exonera assessor alvo de operação contra fraude e lavagem de dinheiro

Lira e Luciano Cavalcante (Foto: Reprodução/Arquivo)

Brasília (DF) – Alvo de operação da Polícia Federal, Luciano Ferreira Cavalcante foi exonerado, na última sexta-feira (2), do cargo de secretário particular no gabinete da liderança do PP na Câmara dos Deputados.

O ato foi publicado nesta segunda (5) no Boletim Administrativo da Casa e é assinado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Cavalcante é um dos investigados pela Operação Hefesto, deflagrada pela PF na última quinta (1º). Na ocasião, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços de Cavalcante.

A corporação investiga suposta fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas por meio da compra de kits de robótica para 43 municípios no estado com verba do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Luciano Ferreira Cavalcante foi nomeado para a liderança do PP na Casa, à época em que o cargo era exercido por Lira. Antes, foi servidor comissionado do escritório de apoio do então senador Benedito de Lira (PP-AL), pai do agora presidente da Câmara.

Lira não é citado no relatório da investigação.

Em entrevista ao GloboNews na última semana, Lira comentou a operação, mas disse que cada um é responsável pelo seu CPF.

“Eu não vou comer essa corda, vou me ater a receber informações mais precisas e cada um é responsável pelo seu CPF nesta terra e neste país”, disse. À TV Globo, a defesa de Cavalcante afirmou que ele não tem ligação com o caso.