Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Lula deve escolher novo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

Saiba quem são os seis advogados que estão concorrendo à vaga de juiz eleitoral para o Estado do Amazonas.

Lula deve escolher novo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

Lula deve escolher novo juiz substituto do TRE-AM (Foto: Divulgação/Assessoria/TRE-AM/Ricardo Stucker/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá escolher o novo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) da classe dos advogados, que ocupará a vaga, para o biênio de 2014-2026, deixada pelo juiz Pedro de Araújo Ribeiro, que optou por encerrar suas atividades em maio de 2024, ao final do biênio vigente.

O chefe do Executivo tem a atribuição, de acordo com Poder Judiciário, de escolher um dos seis advogados que estão pleiteando a vaga para TRE-AM.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), órgão responsável pela seleção, seis advogados estão concorrendo à vaga:

  • Dr. Wagner Moises Rebelo;
  • Dra. Adriana Lo Presti Mendonça;
  • Dr. Ananias Ribeiro de Oliveira Junior;
  • Dra. Maria Auxiliadora dos Santos Benigno;
  • Dra. Fabiola Maria Carvalho Vasques;
  • Dr. Fabio Nunes Bandeira de Mello.

Os nomes dos inscritos para concorrer à vaga foram publicados no Portal do TJAM.

lula-deve-escolher-novo-juiz-s

Advogados que estão concorrendo à vaga de juiz do TRE-AM (Foto: Reprodução/TJAM)

Os desembargadores do Tribunal irão escolher, por meio de seleção, os três nomes que irão ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) para serem homologados. Após isso, o presidente da República irá indicar dentre os três quem será o novo juiz do TRE-AM para os próximos dois anos.

Ligações

Dos seis advogados que estão concorrendo, a Dra. Maria Benigno tem ligações políticas com o senador do Amazonas Omar Aziz (PSD), bem como com o Partido Social Democrático, comandado pelo parlamentar.

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Benigno é advogada do senador Omar, defendendo os interesses pessoais, políticos e partidários do senador, além de ter sido uma cabo eleitoral na campanha de reeleição em 2022.

LEIA MAIS: