Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Mais de 6 mil celulares sem selo da Anatel devem ser bloqueados no AM

A Anatel ressalta que o bloqueio reduz o número de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação, clonagem e evita riscos de má funcionamento e explosão

Mais de 6 mil celulares sem selo da Anatel devem ser bloqueados no AM

Mais de 6 mil pessoas do estado do Amazonas devem ter seus aparelhos de celular bloqueados e desativados, a informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que desde o último domingo, 24, está efetuando o bloqueio de celulares que estão sem o selo de certificação da empresa em quatro estados da região Norte: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Anatel e se encontra em sua última etapa.

O projeto Celular Legal é constituído de três fases, nas quais o celular sem o selo é identificado, em seguida é enviada uma mensagem SMS avisando que, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações brasileiras e por fim o bloqueio. 


A agência recomenda que o celular seja comprado em lojas credenciadas para evitar os bloqueios em decorrência da falta do selo e ainda os riscos de má funcionamento e explosão – (divulgação)

De acordo com a Anatel, foram enviadas notificações através de SMS para um total de 6.041 celulares móveis do estado do Amazonas entre os dois primeiros meses deste ano. Em janeiro foram enviadas 2.758 mensagens e em fevereiro 3.283, dando uma total de 6.041 mensagens enviadas ao celulares que devem ser bloqueados. A empresa ainda não tem o quantitativo exato de quantos celulares já foram bloqueados na região, desde domingo.

Motivo

O motivo dos bloqueios em massa é devido os celulares sem o selo de certificação da Anatel não terem sido testados, o que pode ser extremamente perigoso aos usuários. Segundo a assessoria da empresa, o aparelho “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”.

A agência recomenda que o celular seja comprado em lojas credenciadas para evitar os bloqueios em decorrência da falta do selo e ainda os riscos de má funcionamento e explosão. Além disso, a Anatel ressalta que o bloqueio reduz o número de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho), que é único e global.