Aglomeração no Centro de Manaus aumenta às vésperas da reabertura

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

12 de julho de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Aglomeração no Centro de Manaus aumenta às vésperas da reabertura

Pouco mais de 60 dias após o decreto que proibiu a abertura do comércio não essencial, os comerciantes se preparam para retomar as atividades

Aglomeração no Centro de Manaus aumenta às vésperas da reabertura
O fluxo de pessoas aumentou nas ruas enquanto muitos lojistas realizavam a limpeza dos estabelecimentos e pequenas reformas. (Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

Às vésperas da reabertura do comércio, o Centro de Manaus aqueceu com a expectativa para a retomada das atividades comerciais na próxima segunda-feira, dia 1°.

Pouco mais de 60 dias após o decreto governamental que proibiu a abertura do comércio não essencial, por causa da pandemia da covid-19, os comerciantes iniciaram a preparação para receberem os consumidores.

O fluxo de pessoas e veículos aumentou nas ruas, enquanto muitos lojistas realizavam a limpeza dos estabelecimentos e pequenas reformas.

A lojista Maria de Guadalupe, que possui uma loja de variedades, relata que conseguiu manter a família nos últimos dois meses apenas com reservas. Agora, ela espera recuperar a renda perdida.

“A expectativa agora depois de quase três meses sem trabalhar é que a gente venha aos poucos conseguir recuperar pelo menos parte do que a gente perdeu. Pode até ser que não compense totalmente, mas pelo menos, vamos colocar parte das coisas em dia, e olhar para frente, o que passou passou”, disse otimista.

(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

Da mesma forma, o comerciante Francisco de Lima também se prepara para o retorno, ele afirma que o objetivo agora será se estabilizar.

“A gente tá com a maior expectativa, com a maior preocupação em arrumar a loja, em dar o melhor para o público que tá chegando a partir de segunda-feira, o pessoal tá precisando dos produtos aí”, afirmou Lima.

Além dos comerciantes, a retomada das atividades vai beneficiar, ainda, os trabalhadores autônomos, como a manicure Rita de Sousa.

“Diminuiu (a clientela) porque os clientes não estão indo em casa, então a gente faz o agendamento e caiu muito. Mas agora, com o retorno do comércio, creio que vai melhorar”, disse.

‘Segunda Onda’

Apesar de ser vista como positiva para muitos comerciantes e consumidores, a retomada das atividades é um risco para uma possível segunda onda do coronavírus em junho, como mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)- divulgado no último dia 15.

“É preciso ressaltar que essa queda é muito incipiente e leve. Temos que observar a curva nos próximos dias, mas não recomendamos qualquer afrouxamento no distanciamento social neste momento, o que poderia levar a um novo aumento de casos, em decorrência do ainda grande número de infectados e da pequena porcentagem de recuperados”, ressaltou Alexander Steinmetz, um dos pesquisadores.

(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

Já nesta sexta-feira, 29, a previsão se repetiu por nove pesquisadores- ligados à UFAM, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e outras instituições de ensino e pesquisa.

Saiba mais em:

Pesquisadores dizem que Amazonas pode ter novo pico de Covid-19 com retomada do comércio

Segundo os estudiosos, qualquer afrouxamento de medidas de distanciamento social nas próximas quatro semanas no Amazonas, pode levar a um novo crescimento das infecções e mortes por covid-19.

Retomada gradual

Com mais de 30 mil casos do novo coronavírus no estado, sendo que 28.780 pessoas já estão recuperadas, o Governo do Amazonas divulgou na última quarta-feira, 27, um plano de retomada.

Segundo o governo, o plano foi definido a partir do mapeamento e análise de indicadores sobre a evolução da pandemia e seus impactos, como disponibilidade de leitos e taxa de transmissão e óbitos por covid-19 em Manaus.

Um comitê formado por representantes da área da saúde, ciência e economia é quem continuará avaliando o desempenho dos indicadores a partir da reabertura das atividades. O planejamento contempla, ainda, a continuidade no investimento para ampliar a capacidade de testagem da população.

Saiba mais em:

Calendário oficial de reabertura do comércio é divulgado; confira

O comitê poderá corrigir o curso de execução do plano, caso se observe uma tendência de novo pico de covid-19 em Manaus, podendo retroagir.

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias