Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Manifestantes permanecem em frente ao CMA em Manaus, neste domingo

Os grupos permanentes recebem mantimentos dos demais para continuar no local

Manifestantes permanecem em frente ao CMA em Manaus, neste domingo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manaus – Manifestantes bolsonaristas continuam instalados, em barracas e redes, em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA) em protesto neste domingo (06), na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

A manifestação teve início na última quarta-feira (02), quando grupos apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), foi derrotado nas urnas. Eles não aceitam o resultado das eleições em que elegeu o candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (30), como presidente da República pelos próximo 4 anos, a partir de 2023.

Leia mais: Manifestação contra eleição de Lula é feita em Manaus por tempo indeterminado

Eles – os manifestantes – permanecem no local na esperança que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admita que o processo eleitoral do último domingo (30) tenha sido fraudado e que o presidente Bolsonaro siga no Governo pelos próximo 4 anos.

No último dia 2 de novembro, Dia de Finados, os manifestantes se dirigiram para frente da base militar, após terem seguido em carreata da BR-174 na BR-174, rodovia que liga Manaus a cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, onde fizeram um ato em protesto ao resultado das urnas como demais bolsonarista nos demais estados brasileiros.

Apesar de não admitirem ter um líder, e afirmarem que a manifestação é popular e espontânea, os movimentos se organizam, inclusive, nas mensagens orientam que não identifiquem lideranças, somente a pessoa do apoio das tendas. E para os que não podem permanecer no local, devido aos compromissos, que levem mantimentos para os integrantes do ato. Por meio de grupos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, eles organizam, ainda, a troca de turnos para participantes que permanecem em frente ao quartel.

A ideia é que as Forças Armadas se una a eles e realize uma Intervenção Federal no país. Neste domingo completa cinco dias das manifestações dos bolsonaristas.

BEBEDEIRA

Em meio aos “patriotas” há ainda aqueles que estão aproveitando o momento para consumir bebidas alcoólicas e fazer uso de drogas ilícitas.

“Embora a maioria dos manifestantes estejam levantando bandeiras, cantando o hino nacional e estejam proferindo brados de protesto, um grupo está aproveitando para se embebedar e fazer uso de drogas ilícitas.”

O Portal AM1 procurou o líder do Movimento Endireita Amazonas, Felipe Silva, que disse desconhecer o fato. Ele, também, pontuou que não é responsável pela manifestação e destacou que se trata de um ato em “prol da democracia e que o povo que lá está espera respostas das autoridades”. Porém, alegou “ter ouvido falar algo a respeito de haver pessoas desordeiras. “Isso está manchando a imagem de quem tem o objetivo de ter uma resposta”, frisou.

A foto mostra um grupo que comprou mantimentos, inclusive, carvão, para apoiar a permanência dos manifestantes no local.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Leia mais: Bolsonaristas fazem ato na BR-174 e adiantam: ‘na quarta-feira será em frente ao CMA’

Foto: Reprodução/Redes sociais
Vídeo: Reprodução/Redes sociais