Manaus, 30 de abril de 2024
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Cenário

Manutenção da ponte Rio Negro vai custar mais de R$ 7 milhões

A ponte vai receber manutenção nos pilares, na sinalização e na iluminação.

Manutenção da ponte Rio Negro vai custar mais de R$ 7 milhões

(Foto: Chico Batata/Secom)

Manaus (AM) – A Ponte Jornalista Phelippe Daou receberá manutenção nos pilares e no sistema de sinalização náutica para embarcações. Estão disponíveis R$ 3,3 milhões dos cofres públicos para os serviços, conforme o Extrato da Portaria /FEDEAM/GDP/N°00225/2024. O documento foi assinado pelo secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique dos Reis Lima.

O extrato da portaria foi publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) na última edição, no dia 9 de abril, e informa que a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é quem vai receber o valor para contratar empresa para prestação de serviços de engenharia para melhoria e adequação do sistema de sinalização náutica e proteção dos pilares.

O ato administrativo na publicação é o destaque orçamentário, que significa que a Seinfra está transferindo orçamento para a UGPE para o fim citado anteriormente.

Conforme o resumo, ainda não houve os procedimentos para efetuar a despesa, representado pela sigla NAD (Nota de Autorização de Despesa), nem contratação, empenho, etc.

Iluminação

Além da manutenção dos pilares, a ponte também vai receber melhoria na iluminação viária de acesso e na iluminação cênica e viária do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios), que custará aos cofres públicos o valor de R$ 3,7 milhões. Ao todo, os serviços somam mais de R$ 7 milhões.

 

(Foto: Divulgação/DOE-AM)

Manutenção da ponte é necessária?

A ponte Rio Negro, como é conhecida popularmente, e que custou aos cofres públicos R$ 1 bilhão em 2011 – um dos mais caros patrimônios públicos do Estado – foi saqueada por vândalos desde a sua construção, que roubaram, por várias vezes, a iluminação, inclusive na gestão do governador Wilson Lima (UB).

E para combater esse tipo de crime, além da questão de segurança, praticamente em todos os anos é realizada manutenção. Ao Portal AM1, o economista Altamir Cordeiro argumenta que essa manutenção é uma obrigação do governo estadual, pois evita que prejuízos com embarcações, principalmente, possam acontecer.

“Na verdade, é uma obrigação manter as defesas de proteção [dos pilares] e sinalização, para evitar que embarcações maiores colidam com os pilares da ponte. Recentemente nos EUA, houve um acidente que derrubou uma ponte com vítimas. É de responsabilidade da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) a fiscalização e manutenção desses serviços”, afirma.

A última manutenção para os mesmos serviços foi realizada em 2022 e custou R$ 10,7 milhões aos cofres públicos. A empresa vencedora que executou os serviços foi a RR Construções e Transportes Ltda., segundo extrato de contrato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 29 de abril daquele ano.

(Foto: Divulgação/DOE-AM)

De acordo com Altemir Cordeiro, a manutenção deste ano também poderá ser realizada pela mesma empresa. Vale destacar, ainda, que a RR Construções e Transportes Ltda. já realizou diversos serviços para o Governo do Estado do Amazonas, inclusive, a reforma do Bumbódromo de Parintins em 2023, cujo valor firmado foi R$ 3,2 milhões, sendo que no dia 20 de março deste ano foi publicado o quarto temo aditivo do contrato no DOE-AM por mais 60 dias.

 

(Foto: Divulgação/DOE-AM)

(Foto: Divulgação/DOE-AM)

 

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