Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Marina pressiona Wilson para penalizar envolvidos em queimadas no AM

"E eu espero que o projeto [plano de prevenção e controle de desmatamento] possa ser feito e apresentado para ajudar a melhorar essa situação", disse a ministra ao cobrar governos e parlamentares.

Marina pressiona Wilson para penalizar envolvidos em queimadas no AM

Marina Silva (Foto: Alex Pazuello / Secom)

Manaus (AM) – “Se nós não tivéssemos conseguido reduzir o desmatamento aqui o estado em 64%, nós teríamos uma situação completamente apocalíptica”. A fala é da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), que esteve em Manaus no segundo dia da conferência TEDxAmazônia, realizada nesta sexta-feira (3).

Em entrevista à imprensa, Marina disse que foram liberados R$ 35 milhões para um plano de prevenção e controle do fogo, no qual, além do governo federal, o governo estadual possa fortalecer a Defesa Civil no combate ao fogo e desmatamento. A ministra também cobrou o governo estadual para ser trabalhado um plano de educação ambiental para que a população não ateie fogo nos quintais e nem na vegetação, que ocasionam nuvem de fumaça.

“O governo federal já está reimplementando o plano de prevenção e controle de desmatamento. Nós conseguimos uma redução [de desmatamento] nesses primeiros meses do governo Lula de 49,5%; reduzimos queimadas aqui no estado do Amazonas em 21% e mesmo assim nós estamos vendo essa cena terrível”, disse a ministra.

Marina afirma ainda que toda essa fumaça que encobre a cidade e a região metropolitana é a potencialização de dois fenômenos, um é o El Niño e a outra, a ação humana, “que desmata, que destrói, e isso precisa parar”.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, os 70 municípios que mais desmatam, na região, receberão incentivos federais para que a situação das queimadas seja revertida. “É por isso que já pré-aprovamos — desde 2017, quando Fundo Amazônia foi criado na gestão da ministra — um recurso de R$ 35 milhões para fortalecer a Defesa Civil e os brigadistas aqui do Estado do Amazonas. E eu espero que o projeto possa ser feito e apresentado para ajudar a melhorar essa situação”.

Marina Silva enfatiza que, se não fosse a ação do presidente da República em aumentar os recursos para a pasta do meio ambiente, a situação no estado estaria impossível de lidar. “Com o que se tinha era impossível fazer frente a tudo o que está acontecendo”.

Questionada se as medidas que os governos estão tomando para mitigar as queimadas estão funcionando, Marina disse que, além dos recursos já disponibilizados pelo governo federal ao estado, o que se precisa fazer é o enfrentamento estrutural do problema.

“Nós vamos mudar o problema se enfrentarmos a questão do desmatamento e do uso descontrolado do fogo, senão nós vamos ficar “apagando gelo (f0g0). Mas, inclusive, eu faço um apelo a todos os senhores parlamentares, que aprovem no Congresso, um projeto, uma lei de manejo do fogo, porque isso ajudaria muito a estruturar os estados e os municípios para evitar que se chegue a uma situação como essa”, apela.

“Existem aqueles que trabalham para apagar o fogo, existem aqueles que trabalham para evitar as queimadas e existem aqueles que estão fazendo as queimadas e as derrubadas. A gente tem que acabar com o mal pela raiz, que é parar de derrubar e parar de queimar. Inclusive, aprovar as leis que ajudem a conseguir esses resultados. Inclusive, utilizar os recursos que estão disponibilizados no Fundo Amazônia para estruturar, para que aqueles que não obedecem à lei passe a obedecer”, completa a ministra.

TEDxAmazônia

O TEDxAmazônia abordou debates em torno da defesa da floresta e dos povos que vivem na região amazônica. O evento tem apoio do Governo do Amazonas e segue até o dia 5 de novembro, com a participação de 50 palestrantes e mais de 450 pessoas para debater sobre ciência, empreendedorismo e combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade amazônica.

Marina Silva foi uma das palestrantes do evento. Ela enfatizou o apoio conjunto entre os Governos Federal e Estadual e a sociedade civil para combater o desmatamento na Amazônia.

LEIA MAIS:

Sob pressão, Marina Silva anuncia duas aeronaves e 100 brigadistas para o AM

Sinésio critica Marina sobre pavimentação da BR-319 e ganha apoio da direita

BR-319: deputados aprovam repúdio à Marina Silva por ‘intransigência’