Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

‘Mau uso do dinheiro público’, diz Guedes sobre novas cadeiras na CMM

'Acho que é mais aquilo que a gente já denunciou tantas vezes, né, gastar por gastar!', disse Rodrigo Guedes; presidente David Reis se recusou a responder aos questionamentos da reportagem

‘Mau uso do dinheiro público’, diz Guedes sobre novas cadeiras na CMM

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) criticou as novas cadeiras compradas pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e que chamaram atenção na sessão plenária desta segunda-feira (7), em razão de ainda estarem até mesmo plastificadas. Segundo o parlamentar, não havia necessidade alguma para a aquisição.

“Não tinha necessidade. Eu falo por mim, eu estava 100% satisfeito com a cadeira, nunca tive nenhum problema, cadeira boa, reclinável, qualidade boa. Acho que é mais aquilo que a gente já denunciou tantas vezes, né, gastar por gastar. Não tem onde gastar o dinheiro, não quer devolver para que seja utilizado no que é realmente necessário da população e aí gasta de qualquer jeito!”, disse o vereador.

Cada mesa parlamentar recebeu a nova mobília, incluindo a Mesa Diretora, composta por 12 cadeiras. Além disso, em um outro ambiente da Casa Legislativa, também havia mais dezenas de cadeiras novas armazenadas.

Leia mais: Após longo descanso, CMM retorna aos trabalhos com mobília nova

“A gente chegou aqui e foi surpreendido, no meu caso, com essas novas cadeira, inclusive, ainda com plástico, para mostrar que são novas. Desnecessário. Acho um mau uso do dinheiro público”, disse Guedes.

Após longo descanso, CMM retorna aos trabalhos com mobília nova
Novas cadeiras. Foto: Juliana Siqueira / Portal AM1

Vale lembrar que no final do ano passado, o presidente David Reis (Avante) fechou contrato com a empresa Movenorte Comércio e Representações Ltda para aquisição de itens como cadeiras, poltronas, quadros, escada dobrável e mesa para refeitório, entre outros, pelo valor de R$ 822 mil.

O vereador Jander Lobato (PTB) também comentou o assunto e afirmou que a aquisição não foi originária de uma solicitação dos vereadores, mas uma decisão do presidente David Reis.

“Sobre a questão dos gabinetes, não é verdade. Não existe nenhuma troca de móveis, pelo menos não no meu gabinete, no 20. Se você quiser dar uma olhada lá, fique à vontade. Realmente, algumas tinham problemas. Mas isso é uma decisão do presidente, não existe a questão de que nós solicitamos as cadeiras. Ele achou que deveria ter uma melhora e aí fez a troca delas”, disse Lobato.

Lobato afirma que decisão da troca foi do presidente da Casa, o vereador David Reis. Foto: Robervaldo Rocha / CMM

A reportagem também falou com o vereador Rosinaldo Bual (PMN), que foi totalmente a favor da compra. Segundo ele, as cadeiras antigas já não estavam mais aguentando o peso de alguns parlamentares.

“Com certeza, creio que sim. Nós temos que estar fazendo essa troca, porque os nossos materiais, se vocês olharem, já estão muito deteriorados. É tipo o telhado, que foi muito criticado, mas se você olhar, qualquer chuva que desse, estava molhando o telhado, os gabinetes, enfim. Se vocês tiverem acesso à nossa estrutura vocês vão ver que já faz muito tempo que não tem nenhum tipo de benfeitoria aqui dentro da Casa. As cadeiras não estavam suportando o peso de algumas pessoas, já estavam muito deterioradas. E a gente tem, com certeza, que investir na nossa ferramenta de trabalho”, disse.

Bual disse que a CMM não tinha essas benfeitorias há algum tempo. Foto: Robervaldo Rocha / CMM

A reportagem do Portal AM1 falou com o presidente David Reis para tentar entender qual a necessidade dos novos móveis. Mas, de forma bastante ríspida com a reportagem, o vereador se limitou a dizer que as informações estão no Diário Oficial.

“Mas o que que é? Tá [sic] no Diário Oficial os valores, tá tudo lá. Eu não sei de cabeça o valor. Mas o que que você quer saber? As informações estão no Diário Oficial”, disse.