Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Mesmo de férias, Renato Júnior ‘pega carona’ e vai com David para os EUA

O titular da Seminf, Renato Júnior, pegou cinco dias de férias e aproveitou para acompanhar David Almeida em evento para prefeitos nos EUA.

Mesmo de férias, Renato Júnior ‘pega carona’ e vai com David para os EUA

Renato Júnior e David Almeida (Foto: Instagram/Renato Júnior )

Manaus (AM) – Depois das idas a Brasília com o prefeito David Almeida (Avante), o secretário Renato Júnior, desta vez, atravessou o Oceano Atlântico e está em Boston, onde participa, ao lado de David, de encontros que visam parcerias na área de tecnologia para Manaus. Renato vem ganhando cada vez mais espaço na gestão do prefeito e está tudo como manda o figurino: uma jogada política aspirando exclusivamente as eleições de 2024.

O secretário municipal de infraestrutura é um dos homens de confiança do chefe do Executivo municipal e está à frente de uma das pastas mais atuantes na capital amazonense. Por conta disso, Renato está ganhando popularidade entre os eleitores manauaras – o que pode ser bom para ele,  caso pretenda disputar as eleições municipais do ano que vem.

Apesar do prestígio, ainda é um desconhecido 

Para o especialista político Helso Ribeiro, Renato, de fato, é um dos secretários mais prestigiados da gestão de Almeida. Ele acredita que o nome do secretário “pode ser aventado para acompanhar o prefeito nessa luta” política. Renato, no entanto,  ainda é um “desconhecido em termos de disputa eleitoral”.

“Pode ser que venha [como vereador], né.  Eu acredito que ele tem uma etiqueta e um cartão de visita, vamos chamar sim, bem interessante, que são as obras. Obras sendo entregues; obras aparecendo”, frisou o especialista, ao ser questionado sobre uma possível disputa de Renato por uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

David tem dado a Renato a oportunidade de “mostrar serviço”. Não é à toa que, só este ano, ele já esteve duas vezes em Brasília – uma delas representando a prefeitura em busca de empréstimo junto ao governo federal para os projetos de habitação e infraestrutura de Manaus, segundo justificou ele, na época, em suas redes sociais.

É claro que Renato aproveita as oportunidades para estreitar laços políticos. Ele, inclusive, faz questão de registrar os momentos e postar nas mídias sociais. Recentemente, o secretário compartilhou várias fotos ao lado de políticos com alcance na capital federal, como os senadores Eduardo Braga (MDB), com quem David também tem se aproximado; Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério; além de deputados federais. Os registros foram feitos em Brasília.

 

Estreia nas urnas

Vale destacar que Renato tentou uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no pleito de 2018, mas obteve apenas 7.285 votos, e não foi eleito. Mas, agora, o cenário para ele seria diferente, justamente devido ao destaque que vem ganhando à frente da Secretaria Municipal de Obras – o que dá fôlego para que ele saia da campanha com um bom percentual de votos e chances reais de brigar por um assento na CMM.

Base na CMM

Uma das opções na atual conjuntura do cenário político seria David lançar Renato para disputar o cargo de vereador, já pensando em aumentar sua base aliada na CMM, já que, hoje, o prefeito tem uma base fraca e a maioria dos vereadores são da base do governador Wilson Lima (UB).

“Não é impossível que nas eleições de 2024, na busca de sua reeleição, David trabalhe para eleger os seus correligionários, os seus amigos, pessoas próximas para a formação de uma boa base eleitoral na Câmara Municipal de Manaus (CMM), inclusive, elegendo o próximo presidente do Poder Legislativo”, destacou o especialista político, Carlos Santiago.

Já Helso Ribeiro frisou que a briga pela presidência da Casa vai depender também de quantos vereadores forem eleitos diretamente pela base de David Almeida e destacou que a Casa é dividida.

“A Câmara Municipal está bem dividida, a presidência, eu diria que não é da base de Davi Almeida – é mais vinculada ao governador Wilson Lima. E outro negócio: uma coisa é ser secretário, outra coisa é ter lastro político para reivindicar a presidência de uma Casa Legislativa”, enfatizou Helso.

Vice de David

A reportagem também procurou saber a análise do especialista sobre a possibilidade de o chefe da Seminf vir como vice-prefeito de Almeida e, assim, formar uma chapa “puro-sangue”, do mesmo partido. Nesse caso, Helso Ribeiro afirmou que é menos provável tendo em vista que David vai precisar ampliar apoio político para garantir a reeleição.

“O atual vice, Marcos Rotta, não poderá mais ser candidato a vice. E aí ele [David] terá que buscar um vice. Eu custo a crer que David Almeida lance chapa a puro-sangue, porque ele vai precisar alargar o apoio eleitoral […]. Eu não vejo, nesse momento, essa possibilidade”, afirmou o especialista.

Helso, ainda disse que, por enquanto, tudo é especulação que pode ou não se concretizar no ano que vem, pois “muitas águas devem rolar até que, de fato, os candidatos sejam lançados.

“Um sinal disso será dado em março – quando os secretários que quiserem ser candidatos vão ter que se retirar das secretarias. Então, essa vai ser a primeira medida. E ele [Renato], em abril, se continuar secretário, não poderá ser candidato a nada”, finalizou.

Férias x agenda política

O que chama atenção, desta vez, é o fato de Renato estar de férias e, mesmo assim, cumprir agenda política, ao lado de David, nos Estados Unidos.

Consta no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, um despacho assinado, na terça-feira (12), pelo vice-prefeito, Marcos Rotta, uma autorização de férias a Renato Júnior no período de 11 a 15 de setembro. As datas coincidem com o mesmo período em que David Almeida cumpre agenda institucional nos EUA.

Documento das férias de Renato Júnior (Foto: Divulgação).

Chama atenção também o fato de o evento ser voltado somente a chefes do Executivo municipal. No Instagram, o secretário posa para fotos e diz que acompanha David em busca de inovação.

“Seguimos em Boston, nos Estados Unidos. Estamos acompanhando o prefeito @davidalmeidaam nessa imersão em busca de aprimoramento dos métodos de inovação e tecnologia”, escreveu.

Quem pagou a conta?

O Portal AM1 entrou em contato com a assessoria do secretário e questionou sobre quem teria pago a viagem da ida dele a Boston, uma vez que Renato está de férias; se ele pegou “carona” com o prefeito ou se já havia programado, antecipadamente, a visita aos EUA – sem qualquer vínculo com a Prefeitura de Manaus.

Os questionamentos não foram respondidos até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para que o secretário e Seminf possam se manifestar.

LEIA MAIS: