Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Manchete

Meteorologia faz alerta de riscos para região de Manaus para nesta quinta-feira

Meteorologia  faz alerta de riscos para região de Manaus para nesta quinta-feira

Chuva/Semcom

Avenida Torquato Tapajós está interditada, em Manaus/Semcom

Um dia após a forte chuva que alagou diversas áreas de Manaus e levou à abertura de uma cratera na Avenida torquato Tapajós, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quinta-feira, um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade e perigo potencial, com riscos, na Região, das 14h de hoje até as 10h de amanhã. De acordo com o aviso, há riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos no período., com chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

O aviso recomenda: coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos), desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais. Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os municípios amazonenses que podem ser atingidos são: Alvarães, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri e Boa Vista Do Ramos, mas o aviso serve para as regiões do centro, sudoeste, sul e norte do Estado.

Veja o alerta no site do Inmet: http://www.inmet.gov.br/portal/.

Imagens de satélite mostram núvens carregadas se aproximando de Manaus/Inmet

Torquato

A Prefeitura informou que os trabalhos na avenida Torquato Tapajós já duram quase 24h. A via apresentou afundamento em duas faixas, após a forte chuva da manhã da segunda-feira, 5/4. Durante a madrugada, a estrada ficou interditada, sentido Centro/Bairro, para que homens e máquinas trabalhassem no local. Desde às 7h da manhã desta quinta-feira, 6, uma faixa está liberada para o tráfego.

 A previsão é que o serviço siga até o fim da manhã, com a presença in loco do prefeito em exercício Marcos Rotta, que fiscaliza os trabalhos para dar celeridade à conclusão. “Estive aqui ontem de manhã, estive durante a madrugada e estou aqui de novo, nesta manhã. Sou testemunha ocular do esforço desses trabalhadores aqui. Por isso, peço a compreensão das pessoas e ressalto que, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos com os trabalhos intensificados para finalizar o mais rápido possível”, declarou Rotta.

 Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o serviço que antes estava previsto para ser concluído por volta das 5h da manhã, agora deve ir até às 12h, devido à complexidade da colocação das novas aduelas e a preocupação para não atingir as redes de telefonia, água e gás. “É uma obra complexa e delicada. Estamos presenciando o esforço desses quase 50 servidores que já completam 24h aqui, para que possamos dar uma obra de qualidade à população”, completou o prefeito que segue no local coordenando os trabalhos.

Em virtude da forte chuva que atingiu a cidade de Manaus na manhã desta terça-feira, 5/4, até às 13h foram registradas 26 ocorrências pelo número 199 da Defesa Civil do Município. Para o apoio às famílias que tiveram prejuízos e providências imediatas na cidade, equipes da prefeitura estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã.

 Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil atendeu a um registro de deslizamento de barranco na Rua Jambu, Beco Maracujá do Mato, Comunidade João Paulo, na zona Leste. Conforme o secretário executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, no local, não houve vítimas, porém há risco de desabamento e algumas casas se encontram em situação vulnerável.

 Ao todo, foram 21 ocorrências registradas somente nesta manhã, entre elas:

 – Seis alagações nos bairros Petrópolis, Redenção, Tarumã, Amazonino Mendes, Dom Pedro e Cachoeirinha.

– Quatro desabamentos de muro no Zumbi dos Palmares, Redenção, Colônia Terra Nova e Raiz.

– Sete deslizamentos de barranco nos bairros Japiim, Petrópolis, Puraquequara, Campo Dourado e Jorge Teixeira.

– Dois desabamentos de casa de alvenaria, no Dom Pedro e Jorge Teixeira.

– Um risco de desabamento de casa de alvenaria no Armando Mendes.

– Três riscos de deslizamento de barranco na Redenção e Petrópolis.

– Três tombamentos de árvore sobre residências nos bairros Santo Agostinho e Mauazinho.