Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Brasil

Morre Sergio Paulo Rouanet, autor da lei que beneficia a cultura no Brasil

Rouanet deixou a mulher, a filósofa alemã Barbara Freitag, e três filhos.

Morre Sergio Paulo Rouanet, autor da lei que beneficia a cultura no Brasil

Foto: Divulgação

RIO DE JANEIRO, RJ – Sergio Paulo Rouanet, diplomata e ex-ministro da Cultura, morreu aos 88 anos neste domingo (03) no Rio de Janeiro. Ele foi o autor da Lei de Incentivo à Cultura no Brasil.

Rouanet deixou a mulher, a filósofa alemã Barbara Freitag, e três filhos – Marcelo, Luiz Paulo e Adriana. A informação foi confirmada pelo Instituto Rouanet, fundado por ele e Barbara Freitag. Segundo a instituição, ele foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson.

Leia mais: Governo publica novas regras da Rouanet com limite de R$ 1 milhão por projeto

“É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do Embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, hoje pela manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”, diz a nota do instituto.

Leia mais: Bolsonaro defende corte na Lei Rouanet: ‘priorizamos o artista em início de carreira’

A Lei Rouanet foi criada por Sergio Paulo durante o governo de Fernando Collor (1990 a 1992), quando o diplomata era titular da Secretaria de Cultura da Presidência da República, cargo equivalente ao de ministro de Estado.

Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura autoriza produtores a buscarem investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater parcela do valor investido no Imposto de Renda.