Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

MP é acionado para suspender taxa do Porto de Manaus

Centenas de usuários reclamam do valor cobrado e consideram abusivo. O Porto de Manaus é público e de competência da União

MP é acionado para suspender taxa do Porto de Manaus

(Divulgação)

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) foi acionado, na última sexta-feira, 27, para tomar providências sobre a taxa cobrada para ter acesso ao Porto de Manaus. O valor, considerado abusivo, tem sido alvo de reclamação dos usuários. Atualmente, o pedestre paga R$ 5, e os veículos, a partir de R$ 25.

O ofício n° 089/2019, protocolado pelo vereador Sassá da Construção Civil, pede ao MP que apure e tome providências para eliminar a taxa. Segundo o parlamentar, a ação é resultado de centenas de denúncias feitas por populares que estão insatisfeitos com a tarifa cobrada, para ter acesso ao local.

O Procon Amazonas já foi acionado, ano passado, e apresentou parecer contra o valor. No documento, o órgão apontou “possível abusividade no duplo (remente e destinatário) ou triplo  (remetente, embarcação e destinatário) pagamento para prestação do mesmo serviço”. No entanto, o Órgão de Defesa do Consumidor respondeu negativamente ao pedido do vereador.

A estudante, Samanta Costa, 35 , natural do município de Barcelos (distante 405 km de Manaus), desconhecia que para entrar no porto era pago. “Vim aqui com o dinheiro contado da passagem e para outras despesas essenciais. Não sabia que tinha que pagar. Realmente fui pega desprevenida. Isso é um assalto no nosso bolso”, disse.

O Porto de Manaus é público e de competência da União, por isso os serviços prestados e tarifas cobradas na esfera federal, são regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), conforme a Lei 10.233/2001

(*) Com informações da assessoria