Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

MP obriga Prefeitura de Anamã a realizar concurso público para professores

Segundo o Ministério Público, a contratação de professores no município acontece de forma irregular, por meio de processos seletivos

MP obriga Prefeitura de Anamã a realizar concurso público para professores

MANAUS (AM) – A Prefeitura do município de Anamã (a 161 quilômetros de Manaus) deverá realizar, obrigatoriamente, concurso público para o cargo de professor na rede municipal de ensino. O prazo máximo para a realização do concurso será de 120 dias após o término da situação de da emergência em saúde pública decretada pelo Ministério da Saúde em decorrência da pandemia de Covid-19.

Segundo a decisão do titular da comarca de Anamã, promotor de Justiça do Ministério Público  (MP) Kepler Antony Neto, o município não cumpriu com suas obrigações constitucionais e realizou contratações temporárias de servidores.

“O tempo passou e o Município de Anamã não se desincumbiu da obrigação constitucional de realizar o concurso público. Ante a ilegalidade das contratações temporárias de professores seguidamente realizadas pelo Município, ano após ano. O Ministério Público não teve outra opção senão ajuizar Ação Civil Pública em 20 de agosto de 2020”, disse o promotor na decisão.

Leia mais: Nora do prefeito de Anamã pode ter mandato de vereadora cassado

Em representação inicial, o MP recomendou à Prefeitura organizasse a realização do concurso público, tendo em visto que os últimos gestores municipais do município realizavam a contratação temporária de professores por meio de processos seletivos irregulares.

Com a determinação, o município fica proibido de realizar contratações de servidores sem a autorização do MP e deverá afastar todos os servidores contratados temporariamente.

Em nota, a Prefeitura de Anamã afirmou que a decisão do Ministério Público está sendo analisava e por isso, ainda não há confirmação se irá recorrer ou não as medidas impostas pelo órgão.

“A princípio, a Prefeitura possui bastante tempo para analisar a decisão, tendo em vista o longo prazo definido pelo MP. O assunto é de natureza complexa, principalmente em um momento que o município enfrente uma enchente de proporções inimagináveis”, argumentou.  

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.