Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Na véspera de chegar a Manaus, Lula afirma que Amazônia não pode ser ‘santuário’ intocável

Petista afirma que está disposto a ouvir a comunidade internacional sobre nossa região.

Na véspera de chegar a Manaus, Lula afirma que Amazônia não pode ser ‘santuário’ intocável

Foto: Ricardo Stuckert

No momento em que a pauta ambiental é uma tônica no exterior, o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta segunda-feira, 29, em encontro com eurodeputados aliar preservação e exploração na Amazônia. A combinação, defendeu Lula, aconteceria em um possível novo governo petista com ajuda internacional, mas sem o Brasil abrir mão da soberania da floresta.

“A gente não quer transformar a Amazônia em santuário da humanidade, mas explorar o que a biodiversidade possa oferecer”, declarou.

O petista defendeu a importância da União Europeia nas cooperações para a Amazônia e lembrou que a floresta abrange outros países da América Latina, como a Venezuela. “Pode-se utilizar Amazônia para que da Amazônia a gente possa extrair da riqueza da biodiversidade o suficiente para sustentar quase 30 milhões de brasileiros que moram naquela região”, avaliou.

Leia mais: Lula tem parte da agenda confirmada em Manaus

Para Lula, o Brasil precisa compartilhar pesquisa com outros países para descobrir tudo o que existe de riqueza na biodiversidade da Amazônia. “O Brasil pretende construir parcerias com outros países para que a gente possa dizer, embora o Brasil seja dono do território da Amazônia, a Amazônia é de interesse de sobrevivência da humanidade e, portanto, todos têm responsabilidade para ajudar a cuidar da Amazônia”, declarou.