Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

‘Não podemos abrir mão da Zona Franca’, defende Roberto Cidade

O presidente da Aleam destacou que a Casa Legislativa está comprometida em proteger os empregos da Zona Franca

‘Não podemos abrir mão da Zona Franca’, defende Roberto Cidade

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (Foto: Divulgação/Aleam)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), parabenizou a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que completaram 56 anos de existência nessa terça-feira (28).

Conforme o parlamentar, a economia que o Amazonas possui, bem como a preservação da sua biodiversidade, são resultados do modelo econômico. Ele destacou que a Casa Legislativa está comprometida em proteger os empregos da ZFM.

“A Zona Franca é a principal matriz econômica do nosso Estado, contribui para manter a nossa floresta em pé e com o desenvolvimento do interior. Temos muitos fundos que são arrecadados pelas empresas da ZFM que ajudam a dar mais robustez ao Governo do Amazonas, através da arrecadação de impostos que permitem a continuidade de grandes projetos”, afirmou.

O deputado falou ainda sobre a responsabilidade que todos que assumem cargos públicos precisam ter quanto à proteção da competitividade da ZFM, que gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, e mantém 97% da floresta preservada.

Além disso, ele propôs maior e melhor divulgação para o restante do Brasil sobre a importância do modelo Zona Franca para as áreas econômica, social e ambiental da região Norte.

“Todos que chegam às Casas Legislativas, ao Executivo e aos demais poderes constituídos precisam ter um olhar diferenciado sobre a ZFM, que já enfrentou batalhas políticas e brigas jurídicas. A Zona Franca é um modelo exitoso, que está na nossa história. Todos nós queremos ter uma outra matriz econômica, mas não podemos de forma alguma abrir mão da Zona Franca. Temos que fazer o Brasil conhecer e reconhecer a importância da ZFM. Fazer com que o restante do país olhe a Zona Franca como um modelo que beneficia o país como um todo e esse deve ser um esforço conjunto, do Executivo, Legislativo e do cidadão que quer ver o Amazonas crescendo, prosperando. Parabéns para a Zona Franca. Ela é do estado do Amazonas, ela é do Brasil”, disse.

Responsável por um dos maiores PIBs da indústria brasileira, a ZFM fabrica produtos que fazem parte do dia a dia de todos os brasileiros, tais como tablets, smartphones, videogames, televisores, notebooks, semicondutores, motocicletas, canetas esferográficas e barbeadores, entre outros.

Cerca de 95% da produção do PIM é destinada a abastecer o mercado nacional. Em 5 de agosto de 2014, o modelo foi prorrogado por mais 50 anos, até 2073.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: