Manaus, 23 de março de 2025
×
Manaus, 23 de março de 2025

Cenário

‘Não serei banco de horas’ para nenhum vereador, afirma David Reis na CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) fez a declaração após parlamentares ultrapassarem o tempo de uso do discurso na tribuna nesta quarta-feira (12).

‘Não serei banco de horas’ para nenhum vereador, afirma David Reis na CMM

(Foto: Robervaldo Rocha/Dicom/CMM)

Manaus (AM) – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), expressou sua total desaprovação com alguns colegas vereadores por ultrapassarem o tempo de fala na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (12).

Não serei banco de horas

“O regimento sempre estará acima de todos os colegas, inclusive acima desta mesa, por isso que tem vários procedimentos nesta casa que devem ser submetidos ao plenário. Eu ouvi com atenção o discurso dos dois primeiros oradores (…) o vereador Rodrigo Sá se excedeu em três minutos, e o vereador Rosses se excedeu em mais de doze minutos, fora os quatro regimentais, vossa excelência usou a tribuna por dezesseis minutos. Eu não serei banco de horas nesta casa para nenhum colega vereador”, disparou o presidente logo após o vereador Rosses encerra sua fala.

Respeitar o regimento na casa

David Reis também acrescentou que não quer ser taxado pelos colegas como “indelicado ou autoritarista”.

“Eu vou pedir que possamos, de forma republicana e urbana, respeitar o regimento que já existe muito antes da 19ª Legislatura (…) Eu não estou no quarto mandato para ter que cercear a palavra de quem quer que seja o vereador nesta casa. Pelo contrário, eu sou um defensor do uso da tribuna, porque eu costumo dizer nas conversas que, infelizmente, o mandato do vereador é muito limitado. E entre essas limitações, o falar, o dialogar e o de se indignar na tribuna não deve ser esse cerceado”, salientou Reis.

 

nao-serei-banco-de-horas-para-

Reprodução / CMM

Esta casa não tem dono

“Não sou eu que decido o lado político de nenhum mandatário, mas eu preciso, como presidente da Casa, respeitar o regimento, e eu volto a repetir: esse, sim, está a nortear os nossos discursos e nossas atitudes (…) Precisei fazer esse lembrete, para que nós saibamos que essa Casa não tem dono, não será jamais esse o meu papel aqui. Nós iremos, de forma muito democrática, respeitar a todos os colegas. (…) Quem nos julga é quem está lá fora, o povo, por esse crivo, eu já passei quatro vezes e o povo me reconduziu para estar aqui; e pela segunda vez, eu tenho a oportunidade dada pelos colegas vereadores de presidir esta Casa”, esclareceu David Reis.

 

LEIA MAIS: