Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

No Republicanos, Adail lança pré-candidatura a prefeito de Coari

Vale lembrar que Adail enfrenta processos acumulados há 15 anos. Ele também já foi condenado por favorecimento à prostituição infantil, desvios de recursos públicos e improbidade administrativa.

No Republicanos, Adail lança pré-candidatura a prefeito de Coari

(Foto: Reprodução/Redes sociais - @souadailpinheiro)

Manaus (AM)Adail Pinheiro encontrou abrigo no Republicanos para “disputar” a Prefeitura de Coari nesse sábado (7). Porém, ao analisar o cenário político do município, observa-se que o ex-prefeito da cidade nem irá disputar o cargo como deveria, pois a Prefeitura de Coari já está sendo entregue em suas mãos antes mesmo das eleições que ocorrem em outubro.

Após vencer um dos processos que enfrenta no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e conseguir seus direitos políticos novamente, Adail Pinheiro comemorou muito a decisão, pois foi a abertura que ele precisava para voltar ao comando de Coari em grande estilo.

Neste sábado, ao lançar sua pré-candidatura, o chefe do clã Pinheiro não escondeu a alegria de ser recepcionado por quase 100% da população coariense.

“Fui recebido por milhares de amigos e representantes de todas as classes da sociedade coariense, que carinhosamente sempre me apoiaram em todos os momentos. Este é só início de uma grande jornada de diálogos, visitas e construção de um Plano de Governo para Coari, com a colaboração de todos”, escreveu o político em suas redes sociais.

no-republicanos-adail-lanca-pr

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @souadailpinheiro)

Mas, se Adail ainda enfrentar outros processos que o condenem pelo mesmo crime e retirem os direitos políticos novamente, ele não poderá concorrer a este pleito, como afirmou a advogada especialista em direito eleitoral, Maria Benigno, à época.

“Na verdade, o TRE decidiu suspender apenas uma anotação que estava causando a suspensão dos direitos políticos dele, uma. Se ele tiver pelo menos mais um processo que tenha a suspensão dos direitos políticos, a decisão de hoje não torna ele apto a se candidatar, mas isso é só analisando caso a caso”, explicou a especialista ao Portal AM1.

Vale lembrar que Adail Pinheiro enfrenta processos acumulados há 15 anos. Ele também já foi condenado por favorecimento à prostituição infantil, desvios de recursos públicos e improbidade administrativa.

Família Pinheiro no mesmo partido

Na ocasião da pré-candidatura, o presidente do Republicanos no Amazonas, deputado federal Silas Câmara, marcou presença e segurou firme nas mãos do político. Os filhos de Adail, que seguiram os passos do pai e construíram carreira na vida pública e que fazem parte tanto da bancada estadual quanto federal do Amazonas, estiveram no evento.

Dra. Mayara Pinheiro é deputada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Adail Filho, deputado federal. Agora, a família Pinheiro faz parte do mesmo partido.

no-republicanos-adail-lanca-pr

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @dramayarapinheiro)

Apoio político

Parece que o ex-prefeito de Coari também conta com o apoio político de ‘gente grande’, pois agradeceu, em suas redes sociais, a acolhida de todos os senadores eleitos do Amazonas atualmente: Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PV).

Além disso, Adail também lembrou de mencionar o governador Wilson Lima, presidente do União Brasil no estado, que já ensaia garantir uma das cadeiras do Senado Federal em 2026.

 

LEIA MAIS: