Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

Nome ligado à Joana Darc assume comando da Secretaria de Proteção Animal

O nome da nova titular da pasta é Leda Maria Maia Xavier, figura próxima a Joana Darc.

Nome ligado à Joana Darc assume comando da Secretaria de Proteção Animal

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Nome ligado à deputada estadual Joana Darc (União Brasil) assume a recém-criada Secretaria Estadual de Proteção Animal. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (28), embora o decreto tenha sido assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na última segunda-feira (24).

O nome da nova titular da pasta é Leda Maria Maia Xavier, figura próxima a Joana Darc. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado, onde também consta sua exoneração do cargo de confiança como secretária executiva da causa das Pessoas com Deficiência (PCDs) da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Antes de assumir a nova função, Leda Maia ocupava um cargo com remuneração mensal de R$ 17 mil, conforme informações disponíveis no Portal da Transparência e analisadas pelo Portal AM1.

O nome de Joana Darc chegou a ser cotado para comandar a nova secretaria. No entanto, para assumir o posto, ela teria que se afastar do mandato de deputada estadual. Com a nomeação de Leda Maia, Joana permanece na Assembleia Legislativa, enquanto a nova secretaria ganha sua primeira titular.

Caso Joana Darc optasse pelo cargo, sua cadeira na Assembleia Legislativa ficaria com a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), abrindo espaço na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para um suplente nas eleições municipais de 2024. O nome mais provável seria o do ativista da causa animal Amauri Gomes, já que primeiro suplente do União Brasil, o ex-vereador Caio André, agora ocupa a Secretaria de Cultura.

A eventual entrada de Amauri Gomes na CMM poderia fortalecer a pauta da causa animal na Casa Legislativa, que já conta com Aldenor Lima, marido de Joana Darc, e Kennedy Marques (MDB). Sua presença também poderia descentralizar o protagonismo da pauta, ampliando a representatividade política da causa.

LEIA MAIS: