Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Nome para substituir Joana na liderança do governo é mantido em ‘sigilo’ na Aleam

A líder de governo, deputada Joana Darc, está afastada do cargo desde janeiro e, atualmente, cumpre período de licença-maternidade

Nome para substituir Joana na liderança do governo é mantido em ‘sigilo’ na Aleam

Fotos: arquivo Aleam/Flickr

A liderança do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comandada desde maio de 2019 pela deputada Joana Darc (PL),  está sendo uma incógnita e parece estar guardado à “sete chaves”; parlamentares evitam falar a respeito do tema.

Com o afastamento de Joana do cargo de parlamentar desde janeiro e agora com a licença-maternidade, por quatro meses e que ainda pode ser prorrogada por mais 60 dias, a liderança do governo segue sem substituto.

Pela prática geral da Casa, automaticamente, quem deveria assumir o posto, é o vice-líder do governo, que seria o deputado Saullo Vianna (PTB), porém, outros nomes começam a surgir e ganham força nos bastidores.

Entre eles, o da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP). Para que isso ocorra, no entanto, ela teria que deixar a Mesa Diretora da Casa, onde hoje, Mayara exerce a função de 2º vice-presidente. O acumulo das duas funções não é permitido.

Mayara Pinheiro também está grávida e deve sair de licença-maternidade em maio. A assessoria de comunicação foi consultada para falar sobre o assunto e disse que a parlamentar não assumirá o posto de líder do governo.

Leia mais: Liderança do governo na Aleam segue indefinida após licença de Joana Darc

O nome do decano da Casa Legislativa, Belarmino Lins (PP), também chegou a ser mencionado, mas o parlamentar não confirma essa possibilidade. Segundo a assessoria de comunicação do parlamentar, “Belão” está de fora dessa nomeação.

Quem também tem o nome cotado para a vaga, é o da deputada Alessandra Campêlo (MDB), que, consultada duas vezes, se haveria a possibilidade de assumir o posto deixado temporariamente por Joana Darc, não se manifestou sobre o tema.

Alessandra tem sempre se posicionado em prol das causas governistas na Aleam e nos bastidores da política, inclusive, o nome da parlamentar figura para assumir uma das secretarias da gestão de Wilson Lima (PSC), no caso, a de Assistência Social (Seas).

Leia mais: Deputada Joana Darc se afasta do cargo e Aleam fica sem líder de governo

Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), essa discussão cabe à base governista e ele acredita que Mayara não deverá assumir o posto, por conta da gravidez.

“Essa discussão cabe à base do governo eu não sou da base. Eu sou um deputado independente e apoio o governo, quando entendo que a proposta é boa e, quando não é, não apoio. Não é conveniente a escolha de alguém, que assim como a deputada Joana, também vai ganhar um (a) filho (a)”, comentou o parlamentar.

O deputado Sinésio Campos também foi consultado, por meio de sua assessoria de comunicação, sobre o nome para assumir a liderança do governo na Aleam e como isso pode interferir nas votações, todavia, ele não se pronunciou.

O governador Wilson Lima, a parte mais interessada na questão, também não se pronunciou, nem por meio da demanda encaminhada à Secretaria de Comunicação e nem formalmente, por anúncio ou release que retrate o tema.

O posto já foi ocupado anteriormente pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), que ficou na liderança de governo por três meses.