Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Notícias

MP-AM confirma ligação de massacre em presídios à racha interno de facção

MP-AM confirma ligação de massacre em presídios à racha interno de facção

O Setor de Inteligência do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou que o massacre no sistema prisional do Estado pode ser atribuído a um racha na facção Família do Norte (FDN), em matéria publicada nesta segunda-feira, 27, no Portal IG – Último Segundo.  Em menos de 48 horas, quase 60 presos foram mortos em quatro presídios do Amazonas, podendo ultrapassar o recorde de 2017, quando 56 foram assassinados dentro das penitenciárias.

Fábio Monteiro, procurador de Justiça, informou que o Ministério Público vai se manifestar sobre o massacre nos presídios (MP-AM)

A possível causa dos assassinatos foi antecipada com exclusividade pelo Portal Amazonas1, ontem, domingo, 26. Na ocasião, foi informado que os fundadores da FDN, José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa”, e João Pinto Carioca, o “João Branco”, entraram em conflito pelo comando do grupo criminoso, gerando uma briga interna entre os liderados. Os dois estão sob a custódia de presídios federais.

Procurado pela reportagem, o chefe da Procuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MP-AM, Fábio Monteiro, não quis comentar a reportagem do IG, e informou que o Ministério Público concederia uma coletiva à imprensa na noite de hoje.  

Durante a coletiva, a chefe do Ministério Público, procuradora Leda Mara Nascimento, confirmou que a principal causa do massacre de domingo e segunda, no sistema prisional do Estado,  foi a guerra interna pelo controle de uma facção,  e disse que recomendou à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a transferência dos responsáveis pela matança para um presídio federal. 

Apesar das constatações do MP-AM, a  Seap evita falar sobre o conflito interno da FDN como causa do massacre no sistema prisional. Em coletiva à imprensa, no domingo, o secretário da pasta, Vinícius Almeida limitou-se a dizer que as mortes seriam investigadas.

Dissidentes ameaçados

Após o conflito com Zé Roberto dentro da FDN, o traficante João Branco mostrou interesse em integrar uma outra facção, o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, segundo fontes da Polícia Militar (PM). O grupo dissidente, de acordo com a PM, passou a ser perseguido nas unidades prisionais. Criada em 2007, a Família do Norte é a maior organização criminosa do Amazonas  e conhecida por comandar os presídios.  

Os 15 mortos na manhã de domingo  seriam ligados ao grupo liderado por João Branco. De acordo com as informações do MP-AM, um terceiro grupo da própria facção está “plantando a  discórdia” entre ambos, com o objetivo de tomar o poder.  Já os 42 presos assassinados nesta segunda-feira estão ligados aos dois grupos, informou a PM.

Controle dos presídios

Para o promotor do MP-AM, Edinaldo Medeiros, responsável por denunciar 216 detentos que teriam participado do massacre de 2017 , as mortes deste final de semana repetem a mesma lógica de controle da penitenciária como símbolo do poder sobre o crime no Amazonas.

Naquela ocasião, uma das prioridades dos criminosos era a exposição das mortes para causar pânico nos rivais paulistas e nas forças de segurança. “Em 2017, foi uma resposta para dizer quem mandava. Foi um recado. A brutalidade e a exposição eram um fator importante”, concluiu Medeiros.

Leia mais

Chega a 42, o número de novas mortes nos presídios do AM, nesta segunda

Fundador da FDN, João Branco rompe com Zé Roberto e vai para o CV

Substituto de Zé Roberto, ‘Olho de Boneca’ é encontrado morto em cela

Mães de presos oram em frente ao Compaj à espera de informações

Traficantes decretaram ‘toque de recolher’ em Manaus, dizem moradores