Manaus (AM) – Os portos São Raimundo e Manaus Moderna estão orçados entre os projetos prioritários de construção de terminais fluviais do governo federal, conforme decisão do Ministério do Planejamento e Orçamento, sob comando de Simone Tebet.
A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, a pasta destina R$ 7.448.042 para as construções, que também envolvem o município de Jutaí, no interior do Amazonas.
Conforme a portaria, a ministra abriu aos “Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, em favor de diversos Órgãos do Poder Executivo Federal e de Encargos Financeiros da União, crédito suplementar no valor de R$ 706.666.802,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente”.
Modernização
Uma audiência pública promovida em junho pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou dados fundamentais para a futura contratação de empresas interessadas em elaborar os projetos de construção e modernização da Manaus Moderna.
O evento, que aconteceu na sede da Suframa, em Manaus, contou com a presença de parlamentares da bancada amazonense federal e do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Na ocasião, Saraiva destacou que a modernização do novo porto se trata de uma melhoria importante para a logística da região. “É uma honra para a Suframa sediar esta audiência pública porque se trata de uma obra importantíssima para a melhoria da infraestrutura logística e de transportes da nossa região. E a Suframa tem um interesse e um envolvimento profundo nesse tema, razão pela qual nos colocamos sempre à disposição para contribuir”, disse Saraiva.
Já o senador Eduardo Braga, que também participou da reunião, afirmou que Manaus se ressente há bastante tempo de uma infraestrutura portuária eficiente e com dignidade e respeito humanitário para o transporte de passageiros e de cargas para o Interior do Estado. “Queremos crescer, gerar emprego e renda, e sem logística ficará muito difícil. Integrar a economia da Amazônia e do Amazonas sem que haja uma eficiência logística fica muito difícil. O projeto do novo porto vem preencher essa demanda histórica. Todos os detalhes técnicos do projeto devem ser debatidos nessa audiência porque isso vai fomentar a melhoria do processo licitatório. E que nós possamos cumprir as metas para poder licitar, no mais tardar, até setembro, para que no final do verão possamos dar início a essa obra que vai transformar a vida de um milhão de pessoas que se utilizarão mensalmente do terminal de passageiros e de cargas do interior do Estado do Amazonas”, comentou Braga.
Porto
O Porto da Manaus Moderna está localizado às margens do Rio Negro e se destaca como um dos principais centros financeiros, corporativos e econômicos da Região Norte.
Sua importância abrange uma variedade de atividades que vão desde o comércio e a intermediação de negócios até a prestação de serviços.
O intenso fluxo de pessoas, tanto de comerciantes quanto de turistas, confere-lhe um caráter dinâmico, representando um importante polo cultural na cidade de Manaus.
A futura Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manaus Moderna representará um importante marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região. O objetivo primordial é estabelecer um terminal portuário público moderno e eficiente, com uso misto.
A iniciativa foi embasada em critérios técnicos, econômicos e socioambientais que resultarão em melhorias significativas, proporcionando um ambiente projetado para orientar pedestres, transportadores e veículos de maneira organizada e segura.
Confira o vídeo apresentado pelo Dnit, durante a audiência pública, com a maquete do novo porto: https://youtu.be/FAPk-o1IaAk
Com informações da Suframa
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