Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Braga diz que AM terá duas bênçãos este ano: ‘BR-319 e porto Manaus Moderna’

A primeira reunião do Grupo de Trabalho ocorreu em Brasília, no dia 22/11/23, e foi determinado o prazo de 90 dias para que se apontasse a viabilidade da rodovia.

Braga diz que AM terá duas bênçãos este ano: ‘BR-319 e porto Manaus Moderna’

(Foto: MDB-AM/Divulgação)

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB) reafirmou, em uma entrevista à imprensa local, nessa segunda-feira (29), seu empenho no retorno aos trabalhos no Congresso, na próxima semana, para a viabilização definitiva do asfaltamento total da BR-319.

“É uma luta há mais de 20 anos pela BR-319, desde as secas que enfrentamos em meus governos, de 2005 e 2009, durante a pandemia de Covid, e agora mais uma vez, com a estiagem do ano passado. Não há mais dúvida que ela é essencial para o povo do Amazonas, Roraima e parte de Rondônia, e vamos cobrar do governo federal o cumprimento do prazo do Grupo de Trabalho”, defendeu o senador.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho ocorreu em Brasília, no dia 22 de novembro do ano passado e foi determinado o prazo de 90 dias para que se apontasse a viabilidade da rodovia. Braga afirmou que não vai desistir e vai insistir, como fez com o gasoduto, Prosamim, do Linhão de Tucuruí e todas as obras necessárias para o Amazonas.

 “Teremos duas bênçãos este ano para nosso Estado, a BR 319 e o novo porto da Manaus Moderna”, disse o senador.

Segundo o ex-governador, o novo porto deverá beneficiar mais de 1 milhão de amazonenses que todos os anos passam por Manaus para ir para o interior e “não tem onde fazer o embarque e desembarque com dignidade”.

Além do novo porto na Manaus Moderna, o senador destacou que também será iniciada um novo olhar ao Roadway que para ele deveria ser um cartão postal de Manaus, a exemplo do Porto Madero, em Buenos Aires, ou as Docas, em Belém.

Reforma tributária

Eduardo Braga disse estar começando o ano otimista com os benefícios à Zona Franca de Manaus (ZFM) mantidos no texto da Reforma Tributária, da qual foi relator no Senado.

“As baterias Moura anunciaram que vão produzir aqui as baterias para carros, e certamente isso já um aceno da segurança jurídica do texto promulgado pelo presidente Lula no final do ano passado”.

Como frisou o senador, o fato de não ser necessária nenhuma lei complementar para manter o IPI sobre os produtos da ZFM a partir de 2027, que seria extinto com a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), é um alento.

LEIA MAIS: