MANAUS, AM – O senador Omar Aziz (PSD) afirmou que não vai rebater nenhuma das ofensas feitas pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), pois elas são uma tentativa de desviar o foco da discussão da redução de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que pode ser muito prejudicial à Zona Franca de Manaus (ZFM).
Nessa sexta-feira (28), Bolsonaro chegou a chamá-lo de “medíocre” em entrevista ao programa “Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.
“Faz parte disso tudo. O que posso fazer? Não é o linguajar para o presidente, acho que em termo de educação, ele não tem que dar aula para ninguém. […] Não tem que ter uma briga”, disse. “O que interessa é que [o problema] seja resolvido”, completou o senador.
Leia mais: Saiba mais: Vídeo: Bolsonaro rebate bancada do AM e crava: ‘Zona Franca de Manaus não será prejudicada’
A ofensa do presidente a Omar veio após a bancada federal (senadores e deputados federais) e autoridades do Amazonas reagirem contra a redução linear da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em até 25%. A redução, segundo políticos e representantes do Polo Industrial de Manaus (PIM), coloca em risco o modelo econômico Zona Franca por diminuir sua competitividade.
Apesar do clima tenso, o senador afirmou que está à disposição para conversar com Bolsonaro, em reunião que foi anunciada pelo presidente durante entrevista nessa segunda-feira (28).
Ignorância
Omar Aziz também voltou a lembrar que esse não é o primeiro “ataque” em torno dos incentivos fiscais relacionados ao PIM, e contou que Bolsonaro já revelou sua ignorância sobre a matriz econômica do Amazonas anos atrás.
Leia mais: Omar confirma encontro de bancada amazonense com Paulo Guedes: ‘esperamos resultados’
Conforme o senador, em uma reunião com parlamentares do estado, em março de 2019, o presidente chegou a falar: “Se fosse para tratar de Zona Franca, eu chamaria o Paulo Guedes. Não entendo nada disso.” Na ocasião, o imbróglio era sobre o impacto da redução do IPI no setor de concentrados.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.