Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Coluna AM1

Omar sobe o tom e dá ‘puxão de orelha’ em colegas sobre Marco Temporal

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (20). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Omar sobe o tom e dá ‘puxão de orelha’ em colegas sobre Marco Temporal

Deu aula aos senadores

O senador Omar Aziz subiu o tom durante reunião no Senado Federal, nesta quarta-feira (20), a respeito do marco temporal. Para o líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, é fundamental, primeiramente, discutir a constitucionalidade da proposta para só depois avaliar o mérito.

Destacando a população indígena de São Gabriel da Cachoeira, a capital estadual dos povos indígenas, o recém-cidadão amazonense lembrou que o município concentra 90% de indígenas no total populacional e, por isso, o Amazonas tem interesse diretamente em pedir uma audiência pública para discutir sobre a constitucionalidade de todos os artigos da proposta do novo marco temporal. Omar, inclusive, sugeriu que juristas se juntem aos senadores, na avaliação da proposta, para uma aula sobre constitucionalidade.

Conectividade na tríplice fronteira

O Governo do Amazonas e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) firmaram uma parceria para levar internet de alta qualidade para o município de Tabatinga, no alto Solimões. A fibra optica terá rede com Peru e Colômbia, na tríplice fronteira. O governador Wilson Lima (UB) aproveitou para destacar que a parceria vai potencializar o programa de telemedicina, proporcionando saúde de qualidade à população do interior do Estado.

Bons frutos

O prefeito de Manaus está colhendo os frutos do Festival #SouManaus Passo a Paço 2023. Nessa quarta, David Almeida iniciou a entrega dos mais de 8 mil kits alimentares arrecadados durante os três dias de festival. Foram 102 toneladas de alimentos não perecíveis que irão ajudar quem precisa na capital. 7 toneladas dos alimentos também serão doadas às cozinhas comunitárias.

Desafio lançado

Em busca de esclarecimento sobre as ações do atual governo na saúde pública, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) caçou o secretário Anoar Samad, que participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (20). Wilker expôs que, em nove meses do novo governo, Anoar nunca foi aos hospitais João Lúcio e 28 de Agosto, tampouco, atendeu aos pedidos de convocação do deputado para ir à Casa Legislativa prestar contas da gestão. “Para trabalhar, visitar, não tem tempo; mas para homenagem e medalha ele sabe o caminho da Assembleia”, disparou Wilker, lançando o desafio para que Anoar aceite o convite de conversar com ele.

Promessa é dívida

Como antecipado por esta coluna, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) cumpriu com a promessa e está em Brasília, nesta quarta-feira (20), onde se reuniu, pessoalmente, com a Agência Nacional de Energia Elétrica para entregar ao secretário Efrain Cruz o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia, no Ministério de Minas e Energia. Para ele, a Amazonas Energia presta um desserviço à nossa população, por isso, seguimos lutando para impedir mais violações dessa empresa.

Já que o assunto é energia..

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), conseguiu da Amazonas Energia a promessa de que não faltará luz aos municípios do interior durante todo o período da seca dos rios. A concessionária garante que tem estoque suficiente de combustível para as 52 cidades movidas por termelétricas no Estado.

No rastro de milhões

A CPI das ONGs quer rastrear R$ 14 milhões que o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) recebe por ano. Para Ritaumaria Pereira, diretora-executiva do Imazon, todo o dinheiro internacional destinado à ONG chega ao país por meio de transações no Banco Central (BC). Mas, o senador Plínio Valério (PSDB), que preside a comissão, acredita que o ganho do Imazon é bem mais do que o declarado em depoimento no Senado e, por isso, pedirá ao BC os extratos das transações.

E por falar nele…

O Clã Pinheiro, formado por Adail Pai, Adail Filho e Mayara Pinheiro, não compareceu à Câmara de Coari para ver Plínio receber o título de cidadão coariense na última segunda-feira (18). O senador usou as redes sociais, nesta quarta, para destacar que recebeu a honraria. A homenagem passou despercebida por boa parte da imprensa e da classe política. Talvez o motivo tenha sido a data que coincidiu com a da entrega do título de Cidadão do Amazonas a Omar Aziz, na Aleam.

Em Envira, todos ganham

Ruan Mattos (PL), prefeito de Envira, decidiu exonerar os pais de cargos na sua gestão à frente do Executivo Municipal. Isso ocorreu após o Ministério Público do Estado do Amazonas (AM) passar a investigá-lo por suspeita de nepotismo. O prefeito alega que os pais são funcionários públicos há décadas no município e que possuem capacidade técnica para exercerem cargos a partir de escolhas eletivas. Mas, é aquele ditado: ”Quem não deve, não teme”. Então, por que exonerou os velhinhos?

Revolta na Baixa do São José

A assembleia de sócios do Boi Garantido decidiu pela expulsão de toda a diretoria do bumbá vermelho e branco. Será, se agora, de fato, essa diretoria vai largar o boi ou vai continuar como no ano passado, quando fizeram barulho, prometerem, e a única coisa que aconteceu foi mais uma apresentação fraca, em mais um ano de derrotas e a conquista do bi-campeonato do boi Caprichoso?

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681

Fale com o comercial
(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.
Clique no link https://l1nk.dev/adPJI