Manaus, 18 de março de 2025
×
Manaus, 18 de março de 2025

Cenário

Omar usa evento da Prefeitura para dizer que tem o apoio de David em 2026

De acordo com especialistas ouvidos pelo Portal AM1, Omar será visto com mais frequência nos eventos da prefeitura para fortalecer o seu nome ao cargo de governador em 2026.

Omar usa evento da Prefeitura para dizer que tem o apoio de David em 2026

(Foto: João Viana / Semcom)

Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD) usou um evento da Prefeitura de Manaus nesta quarta-feira (26) para discursar politicamente sobre o cenário político das eleições de 2026, período em que pretende ser candidato a governador do Amazonas.

Na ocasião, diante do prefeito David Almeida (Avante), Omar enfatizou que não há rupturas entre eles, como especulado nos bastidores da política amazonense.

“Não adianta tentar fazer intriga entre mim e o David, que não vai rolar! Vou ajudar o David porque eu estou ajudando Manaus. Não tem conversa, aqui é transparência 100%. David, toda a minha solidariedade a você e toda a sua família pelos ataques que você tem recebido. Tem que acabar com essa história de que a gente vai construir uma Manaus, um Amazonas melhor, brigando. Isso é coisa de menino que não tem o que fazer”, disparou o senador.

Em seguida, Almeida reafirmou as palavras de Omar:

“Aqueles que estão plantando discórdia vão quebrar a cara porque eu, Eduardo e Omar estaremos juntos ano que vem. Já firmamos esse compromisso e ele sabe disso. Então, não adianta querer antecipar cenários, querer antecipar decisões, porque eu já sentei na casa do Omar, já conversei, já está resolvido. E com o Eduardo Braga também já está resolvido”, justifica o prefeito sobre as especulações.

Assista ao pronunciamento do prefeito:

Frequência

Diante do cenário que se desenha, de acordo com especialistas ouvidos pelo Portal AM1, Omar será visto com mais frequência nos eventos da prefeitura para fortalecer o seu nome ao cargo de governador em 2026, algo que ele não faz costumeiramente, ao contrário de Eduardo Braga (MDB), que está sempre perto do chefe do Executivo municipal nessas ocasiões.

Essa aproximação reforça a aliança política firmada em 2024 entre eles, quando David Almeida disputou a reeleição e contou com o apoio de Omar, que cedeu o tempo de TV do PSD para o prefeito como parte do acordo.

Para o analista político e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Helso Ribeiro, em um ano pré-eleitoral, é estratégico para os políticos manter um clima de harmonia, evitando embates antecipados que possam desgastar suas imagens.

“Eu diria que, para todos os envolvidos, no caso, David Almeida, Eduardo e Omar Aziz, é bom que nesse momento tenha um clima harmonioso. Para quê que eles vão antecipar publicamente a campanha? Não faz sentido”, destacou o analista político Helso Ribeiro.

Segundo o especialista, todos os citados estão tentando jogar o “jogo do poder”, tentando demonstrar apoio, mostrar que estão lado a lado, mostrar uma unidade política. No entanto, somente a partir de março de 2026 é que o eleitor saberá quem estará lado a lado e quem sairá como candidato ao cargo de governador.

“A história forte não vai ser nem em fevereiro, como falei, vai ser final de março. Caso, de fato, o David Almeida seja candidato, e para mim ele é um fortíssimo candidato, ele terá que deixar a prefeitura. Aí, a gente vai ver os discursos a partir dessa data. Por enquanto, todos estão tentando demostrar que, em prol do Amazonas e de Manaus, estão unidos”, analisa.

Discurso pode mudar

Ribeiro destaca que esse clima harmonioso pode mudar, assim como ocorreu nas eleições municipais de 2024. No ano pré-eleitoral (2023), os aliados do prefeito e do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), iniciaram uma troca de críticas, já mirando o pleito em que David Almeida enfrentaria o deputado estadual Roberto Cidade (UB) nas urnas, derrotando-o.

Até então, David Almeida mantinha uma aliança com Wilson Lima, tendo indicado Tadeu de Souza (Avante) como vice-governador em 2022. No acordo prévio, seria a vez de o governador indicar um nome para compor a chapa de David em 2024. No entanto, Lima optou por lançar Roberto Cidade como candidato a prefeito, rompendo a parceria entre eles.

Com isso, o discurso de David mudou rapidamente: os elogios ao governador deram lugar a críticas, consolidando o distanciamento político entre os dois.

“Se você pegar os discursos de fevereiro do ano passado, lembrando que tivemos eleições para prefeito, você vai ver David Almeida elogiando o governador. Você não vai ver brigas naquele momento. Depois das convenções partidárias, quando de fato os candidatos foram lançados, a gente começou a ver que ‘A não presta; B é safado; C não tem compromisso’. Então, neste momento, eles estão tentando jogar o jogo do poder e mostrar um clima harmonioso”, pontuou Helso Ribeiro.

 

LEIA MAIS: