Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Partidos começam a definir datas para convenções partidárias no Amazonas

As convenções poderão ser feitas de forma presencial, virtual ou híbrida, a partir de 20 de julho

Partidos começam a definir datas para convenções partidárias no Amazonas

(Fotos: Divulgação/ Montagem)

MANAUS – A cerca de um mês do início das convenções partidárias, as legendas no Amazonas já começaram a definir as datas dos eventos, que devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Para as eleições deste ano, as convenções poderão ser feitas de forma presencial, virtual ou híbrida.

A expectativa em torno das convenções é grande, porque, como explica a professora de Direito Eleitoral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Adriana Almeida Lima, será “batido o martelo” sobre quem concorrerá, já que os partidos oficializarão suas candidatas e candidatos aos cargos majoritários e proporcionais – como presidente, governador e deputados – para as Eleições Gerais de 2022.

Leia mais: Eleições 2022: por não prestarem contas, partidos no Amazonas podem perder repasses do Fundo Eleitoral

Embora nenhuma sigla tenha anunciado um dia ou local confirmados para as convenções, alguns partidos já têm datas pré-definidas, é o caso do Republicanos, partido do deputado federal Silas Câmara, que espera realizar o evento entre os dias 1 e 5 de agosto.

Já o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e de vários políticos bolsonaristas, pretende fazer a convenção no dia 5 de agosto em Manaus. No Amazonas, a sigla é presidida pelo ex-senador Alfredo Nascimento, que pretende concorrer à Câmara dos Deputados.

O partido Solidariedade, que tem como presidente estadual o deputado federal Bosco Saraiva, pretende fazer a convenção no dia 23 ou 30 de julho. O local ainda será confirmado.

A especialista em Direito Eleitoral ressalta que as convenções serão decisivas no cenário político: “É uma eleição extremamente polarizada, uma eleição de muitas vertentes, onde paira praticamente duas ‘facções’. Facção bolsonarista e a facção lulista, mas de qualquer forma, eu penso que o comportamento, a partir de agora, é que cada um vai se posicionar. Que vai ter que ter os seus posicionamentos e cada um vai começar a fazer o seu trabalho, a sua campanha”.

Próximos passos

Após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. A federação de partidos registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

Leia mais: TRE-AM inicia vistoria nos locais de votação em Manaus

Esse é o caso das federações PT/PCdoB/ PV e PSDB/ Cidadania. Ainda sem data da convenção, o PT, contudo, já adiantou que não terá candidatura própria ao governo e ao Senado. Nos bastidores, espera-se que o partido de Lula no Amazonas apoie Omar Aziz (PSD) ao Senado.