Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

Partidos definem integrantes da CPMI do 8 de Janeiro

Ao menos 15 dos 32 parlamentares que farão parte da CPMI são de partidos da base do governo.

Partidos definem integrantes da CPMI do 8 de Janeiro

(Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados)

Brasília (DF) – O deputado Arthur Maia (União-BA) deve ficar com a presidência da Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Já a relatoria ficará com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e a vice-presidência, com o senador Cid Gomes (PDT-CE). 

A sessão de instalação do colegiado está marcada para esta quinta-feira (25).

Na quarta (24), os nomes finais para integrar a comissão foram afinados. Os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), dois medalhões do MDB que estavam cotados para a CPMI, ficaram de fora da formação final.

Para o lugar deles, o partido indicou os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB) e Marcelo Castro (PI) para as vagas da sigla na comissão. A decisão foi tomada após uma reunião com o presidente Lula.

Nos bastidores, a avaliação é a de que os caciques do MDB desembarcaram porque o governo pode não ter uma maioria consolidada no colegiado.

Ao menos 15 dos 32 parlamentares que farão parte da CPMI são de partidos da base do governo. Oito vagas foram preenchidas por partidos “independentes”, incluindo o União Brasil. Outras nove, por siglas da oposição.

A abertura do encontro desta quinta será presidida pelo parlamentar mais velho escolhido para compor a comissão. O responsável será o senador e líder Otto Alencar (PSD-BA).

(*) Com informações do g1

LEIA MAIS: