Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Política

PDT quer encontro de Ciro Gomes e Joaquim Barbosa

Ex-ministro do STF já deixou claro que não quer apoiar Sérgio Moro, e vê Ciro Gomes, oposição a Lula e Bolsonaro, como "um bom candidato"

PDT quer encontro de Ciro Gomes e Joaquim Barbosa

Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – Para fortalecer o discurso de Ciro Gomes de combate à corrupção, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) está articulando um encontro entre o pré-candidato e o ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Os socialistas, no entanto, já estão negociando e afinando o apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT), com a possibilidade de Geraldo Alckmin (SP) integrar a chapa de Lula como candidato a vice. Alckmin saiu do PSDB após as prévias do partido, que elegeram João Doria como o pré-candidato tucano à Presidência da República.

Leia mais: Presidente do PDT revela que Ciro Gomes articula chapa com Marina Silva

Mesmo assim, dirigentes da legenda defendem apoio à candidatura de Ciro Gomes, e ainda ressaltam que o nome de Joaquim Barbosa pode ser uma opção para integrar a chapa como candidato à vice-presidência da República. O próprio ex-ministro já sinalizou que tem preferência pela candidatura pedetista. Barbosa, inclusive já teria dito a seus interlocutores que Ciro é “um bom candidato”, e já disse que não vai concorrer à Presidência.

Não é a primeira vez que Joaquim Barbosa se encontra com um presidenciável para afinar apoios para 2022. Na semana passada, ele se encontrou com o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro (Podemos). Moro, que foi um dos símbolos da operação Lava Jato, queria o apoio de Barbosa, relator da Ação Penal 470, que julgou o Mensalão do PT e condenou políticos-chave do Partido dos Trabalhadores (PT), como José Dirceu e José Genoíno.

No entanto, o ex-ministro do STF deixou claro para pessoas mais próximas que não tem interesse em apoiar Moro na corrida presidencial. Segundo ele, o ex-ministro da Justiça continuaria a “sanha autoritária” sobre o país.

Candidatura

O PDT deve lançar oficialmente o nome de Ciro Gomes como pré-candidato a suceder Jair Messias Bolsonaro na próxima sexta-feira (21). Segundo fontes, o slogan de Ciro vai ressaltar a sua “personalidade forte”, em um vídeo divulgado pela legenda nesta terça-feira (18), que carrega a palavra “rebelde” para descrever o ex-governador do Ceará, que já está na sua terceira candidatura à Presidência da República.

Peça para lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes, no dia 21 de janeiro

(*) Com informações da CNN Brasil.

fato