Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Pesquisas DMP e Pontual confirmam Braga no Senado

Pesquisas DMP e Pontual confirmam Braga no Senado

O candidato ocupa o cargo no senado há sete anos.

O candidato à reeleição, Eduardo Braga (MDB), segue liderando as intenções de votos dos amazonenses para representar o Amazonas no Senado Federal. Segundo pesquisas do DMP/Tiradentes e Pontual divulgadas na manhã desta sexta-feira, 5, Braga tem maior preferência do eleitorado, ampliando a vantagem sobre os seus concorrentes Vanessa Grazziotin (Pc do B) e Plínio Valério (PSDB), que disputam a segunda vaga para o cargo.

O candidato ocupa o cargo no senado há sete anos.

O parlamentar dispara com 35%, incluindo votos em branco, nulos e indecisos, conforme os dados da DMP. Já na pesquisa do Pontual, Eduardo desponta com 38,78%, somando primeira e segunda intenções de votos. A comunista Vanessa Grazziotin, em ambas as pesquisas, aparece em segundo lugar com 27% dos votos válidos, seguida de Plínio Valério, que aparece em terceiro com 25,94%, de acordo com a Pontual enquanto na DMP, Plínio aparece com 26%.

A pesquisa DMP revela que no 1º voto para o senado, excluindo brancos, nulos e indecisos, Eduardo apresenta 29%, Vanessa 18% e Plínio 19% das intenções de votos, em seguida vem Alfredo Nascimento (PR) com 13%, Hissa Abrahão (PDT) com 11%, Luiz Castro (REDE) com 10%, Rondinely Fonseca (PSOL) com 0% e Luiz Fernando Santos (PSOL) com 0% das intenções.  

Os dados do Pontual indicam que 7,57%  dos eleitores entrevistados não votarão em nenhum dos candidatos ao senado e que 5,32% estão indecisos. 

Dados das pesquisas

A DMP/Tiradentes realizou 1.528 entrevistas em Manaus e em outros sete municípios entre 30 de setembro e 4 de outubro. A margem de erro admitida nos números é de 3%, para cima ou para baixo.

O Instituto Pontual fez 1.313 entrevistas em Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga, Maués, Iranduba e Benjamin Constant. A margem de erro é de 2,7% e o período da realização da pesquisa foi do dia  29 de setembro a 4 de outubro.

 

Pesquisa do Instituto Pontual