Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

PF identifica ligação de ex-assessor de Lira com empresa acusada de desvios

Luciano Cavalcante participava, junto com sócia da Megalic, de um grupo de conversas intitulado "Robótica Gerenciamento".

PF identifica ligação de ex-assessor de Lira com empresa acusada de desvios

Deputado exonerou Luciano da função na última segunda-feira. Foto: Reprodução/Facebook

Brasília (DF) – A Polícia Federal identificou, por meio de dados fornecidos pelo WhatsApp, ligações do ex-assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com empresa acusada de desviar recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE), em Alagoas.

Segundo os investigadores, Luciano Cavalcante participava, junto com Roberta Lins Melo, sócia da Megalic, e mais quatro pessoas de um grupo de conversas intitulado “Robótica Gerenciamento”. Na semana passada, a PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra aliados de Lira numa operação que apurava desvios em contratos de kits de robótica com recursos do FNDE.

O dinheiro foi obtido via emendas de relator, então coordenadas pelo presidente da Câmara. Lira e a empresa negam envolvimento no esquema. O parlamentar assinou a exoneração de Luciano na segunda-feira (5) e declarou que “cada um responde pelo seu CPF”.

Ainda de acordo com a PF, Luciano teria recebido quantias em dinheiro vivo por meio de pagamentos feitos por um casal de investigados. Uma das entregas foi efetuada na região central do Distrito Federal, em 17 de maio último, a Wanderson Josino de Jesus, motorista de Luciano.

LEIA MAIS: