Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

PF incendeia balsas de garimpeiros no rio Madeira

Durante o incêndio das balsas dos garimpeiros, PF prendeu um homem e apreendeu mercúrio e ouro, além de dragas usadas no garimpo ilegal

PF incendeia balsas de garimpeiros no rio Madeira

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (27) mostra balsas de garimpeiros sendo queimadas pela Polícia Federal no rio Madeira, no Amazonas. Elas estavam estacionadas no local desde o início do mês, e imagens aéreas das balsas foram divulgadas na internet desde o início da semana.

As balsas foram queimadas durante a operação Uiara, realizada em conjunto entre Polícia Federal, Marinha do Brasil e Ibama. A operação chegou a ser anunciada na última quinta-feira (25) pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Segundo a Polícia Federal, ao todo, 31 balsas foram queimadas.

Além das balsas, PF, Ibama e Marinha apreenderam dragas e porções de ouro e mercúrio. As balsas estavam abandonadas, e apenas um homem foi encontrado e preso no local.

Veja o vídeo

Leia mais: Após ameaçarem atirar, garimpeiros do Madeira começam a fugir antes da chegada da polícia

Os garimpeiros começaram a se dispersar do local na última quinta-feira (25), depois da notícia de que os órgãos de fiscalização estavam preparando uma operação para retirá-los do local. Em áudios e vídeos que vieram a público nas redes sociais, o grupo disse que chegou a montar um esquema de segurança para proteger os demais, e que quem tentasse tirá-los do local, seria recebido a tiros.

Já na manhã de sexta-feira, várias das balsas não estavam mais na região. Relatos de ribeirinhos à Folha de S.Paulo já davam conta que na sexta-feira, algumas das balsas estavam diante de Nova Olinda do Norte, também no rio Madeira e vizinha de Autazes.

A ação dos órgãos de segurança foi até tema de recomendação do Ministério Púbico Federal (MPF) na quarta-feira. O órgão expediu uma recomendação cobrando ações efetivas da Marinha, da Polícia Federal, do Ibama, do Exército e de outros órgãos, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), para retirar os garimpeiros do rio Madeira e acabar com a extração ilegal de ouro na região.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter