Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Coluna AM1

Plínio alerta que Amom vai se queimar com eleitores se não concluir mandato

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (23) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Plínio alerta que Amom vai se queimar com eleitores se não concluir mandato

Alerta

O senador Plínio Valério, presidente estadual do PSDB, disse que se Amom Mandel (Cidadania) se tornar prefeito de Manaus, mas não concluir o mandato, será o fim da carreira do jovem político. O posicionamento ocorreu, nesta sexta-feira (23), após o Portal AM1 questionar o senador pelo apoio ao deputado federal que quer abandonar, em 2024, a Câmara federal igual como fez com a Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2022.

Desrespeito

Sabe o que mais chamou atenção do público, políticos e da imprensa durante o lançamento da pré-candidatura de Amom Mandel (Podemos) a prefeito de Manaus, nesta sexta-feira (23)? Foi o comportamento desrespeitoso que o deputado federal teve com os mestres e doutores que o ajudaram a elaborar um plano de governo. Amom jogou o documento no chão como se fosse lixo. Pelo visto, ainda falta maturidade para o deputado que sonha, em um dia, comandar a capital amazonense.

Ataque

Pronto, quem não dançar conforme a música do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) é porque está recebendo Pix? É o que o agora pré-candidato a prefeito pelo Cidadania vem disseminando em suas redes sociais, gravando vídeos e induzindo o eleitor a comentar nas publicações da imprensa que questiona por que ele insiste em querer abandonar o mandato político antes de concluir. E a liberdade de expressão e o direito à informação, que são garantidos pela Constituição, como é que ficam? Vale lembrar que a censura à imprensa foi banida da Constituição de 1988. Parece que o deputado ainda não teve essa aula ou demonstra não estar de acordo com esse conceito.

Hipocrisia

Sabe o que é engraçado na política? É quando um político só enxerga os erros do outro e esquece dos seus. Hoje, Amom Mandel disse que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), adora censurar as pessoas. Mas será que o deputado federal já esqueceu que ele censurou quase toda a imprensa amazonense que expôs o caso da confusão em que ele se envolveu com a Rocam, na zona Leste de Manaus, em janeiro deste ano, e que foi parar na delegacia?

Unfollow

O novo líder do prefeito de Manaus na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Eduardo Alfaia (PMN), cuidou de mostrar as garras ao anunciar que deixou de seguir o senador Plínio Valério (PSDB) em suas redes sociais após o parlamentar declarar apoio ao deputado federal Amom Mandel (Cidadania) como pré-candidato a prefeito da capital amazonense. Para Alfaia, a postura de Plínio é lamentável, pois, segundo o vereador, Amom é declarado de esquerda e  defende pautas contra a família e os valores que Eduardo simpatiza. “Não há comunhão entre luz e trevas”, disparou o vereador.

Afastamento

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está de repouso durante esta sexta-feira (23) e o final de semana. O retorno às atividades da Prefeitura de Manaus deve ocorrer a partir da segunda-feira (26). O motivo do afastamento, segundo o vice-prefeito, Marcos Rotta (sem partido), seria o tratamento de saúde para evitar o surgimento de um novo câncer de pele. Recentemente, o prefeito notou um novo ferimento no nariz – o que despertou a preocupação do chefe do Executivo municipal, que já esteve em tratamento de um câncer, na mesma região, no ano passado.

Enxame

O presidente da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT), disse que está apto para investigar a homenagem feita pela colega de bancada, a deputada Joana Darc (UB), a sua própria médica na Aleam. Mas, para fazer essa denúncia, o petista diz que é preciso ser acionado, por meio de uma denúncia, que deve ser protocolada na Casa. Mas, será que isso não vai cair no esquecimento do deputado e da Casa legislativa? Lembram do pedido de cassação do mandato de Joana pelas três ausências dela em sessões plenárias para ir ao show do Wesley Safadão nas Bahamas? Nem a Aleam e nem o Sinésio sabem informar o paradeiro do pedido que foi protocolado.

Substituição

O presidente Lula deverá escolher o novo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na classe dos advogados, que ocupará a vaga que será deixada pelo juiz Pedro de Araújo, que desistiu de se candidatar a uma reeleição. Seis nomes disputam a vaga pela OAB-AM, mas apenas três nomes serão escolhidos pelos desembargadores e enviados para apreciação do presidente da República.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI