Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Plínio Valério duvida de candidatura de Arthur Neto ao governo do AM: ‘não vejo como’

O senador tucano também disse que não é pré-candidato ao governo pelo PSDB no pleito do ano que vem, mas não negou conversas sobre o tema

Plínio Valério duvida de candidatura de  Arthur Neto ao governo do AM: ‘não vejo como’

Foto-arquivo-CMM_Plínio Valério e Arthur Neto

MANAUS, AM- O senador Plínio Valério (PSDB) conversou com o Portal AM1, nesta quarta-feira (25), e descartou a possibilidade do companheiro de sigla partidária, o ex-prefeito Arthur Neto entrar na disputa pela cadeira do governo do Amazonas nas próximas eleições, em 2022.

“Não vejo como, porque teria me dito a pretensão de ser candidato ao governo como companheiro dele, correligionário e senador pelo partido, ele teria me dito alguma coisa. Como não falou nada até agora, tenho a impressão de que não será”, afirmou o senador tucano.

Arthur tem dito que será candidato nas prévias presidenciais do PSDB contra João Doria, Tássio Jereissat e Eduardo Leite, nomes cotados para a disputa dentro do ninho tucano. Mas no Amazonas, o ex-prefeito tem o nome cotado para o governo do Amazonas ou para uma volta ao Senado.

Plínio Valério também disse que não é pré-candidato ao governo pelo PSDB nas eleições do ano que vem, mas não negou a existência de conversas sobre o assunto.

“Na verdade eu abri a possibilidade de tratar sobre esse assunto, porque eu sou muito cobrado pelos eleitores de Manaus em feiras, calçadões, shoppings e instituições. E eu já cansei de dizer não, que não quero, não faz parte do projeto político”, sentenciou o parlamentar.

O tucano descartou, ainda, qualquer apoio aos nomes que já deram largada de olho nas eleições de 2022. Até agora devem concorrer ao cargo o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), o senador Eduardo Braga (MDB), o deputado estadual Ricardo Nicolau, além de Wilson Lima (PSC), candidato à reeleição.

Arthur sem apoio

Nos últimos meses, Arthur Neto segue tentando consolidar seu nome como candidato às previas do PSDB para a disputa de presidente da República, mesmo sem força e apoio dos colegas da sigla para disputar uma eleição presidencial. As prévias tucanas estão marcadas para ocorrer em novembro deste ano.

“O nome do ex-prefeito de Arthur Neto na disputa para presidente é mais um balão de ensaio – uma estratégia para se manter na mídia e não ser esquecido – até porque, Arthur não possui força para tal disputa. Os projetos dele em Manaus não tiveram referência nacional, sendo assim, ele não teria o que acrescentar em uma disputa, Arthur não possui modelos que ele mesmo possa defender para serem implantados no país”, explicou cientista político Carlos Santiago.

No início deste mês, o próprio Plínio Valério declarou que tem o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como preferido para as prévias nacionais dentro do partido. Segundo ele, a escolha não se deu apenas por amizade, mas pela serenidade e pela experiência do parlamentar.

Leia mais: Plínio prefere Tasso Jereissati, em 2022, a Arthur Neto

“Estou apoiando o Tasso. O senador tem o perfil exato para comandar a ‘nau e a tempestade’ para chegar à praia. Experiente, equilibrado, independente, ponderador, bom senso, é disso que o Brasil está precisando: de um comandante como ele”, disse o político na ocasião.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter