Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Política

Alcolumbre e Maia tentam unificar tese de reeleição e mapeiam STF

O consenso dentro do DEM- partido de ambos, especifica que é melhor os dois tentarem juntos a brecha jurídica para serem reconduzidos ao cargo

Alcolumbre e Maia tentam unificar tese de reeleição e mapeiam STF

Reprodução: Yahool

No jantar em São Paulo, do qual participaram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes na semana passada para tratarem da reeleição de Maia e Alcolumbre, a avaliação foi a de que é preciso unificar a tese jurídica para ambos, mas que ainda assim há dificuldades no STF para que ela prevaleça.

Alcolumbre e Maia, conforme revelou a CNN, viajaram de FAB até São Paulo para o jantar na residência de Moraes no mesmo momento em que os senadores derrubavam o veto presidencial que vedava o aumento de salários do funcionalismo público, cujo impacto nas contas era de R$ 120 bilhões.

Leia Mais: STF: Moraes envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro, Flávio e Eduardo

A leitura no jantar foi a de que é preciso defender uma tese de que presidentes da Câmara e do Senado podem se reeleger uma vez ao cargo e abandonar a tese defendida até então por Alcolumbre de que um senador pode se candidatar à reeleição à presidência da mesa em qualquer momento dentro do mandato de oito anos.

O consenso dentro do DEM- partido s de ambos, especifica que é melhor os dois tentarem juntos a brecha jurídica para serem reconduzidos ao cargo do que separados. Ainda sim, a perspectiva é que haverá dificuldades no STF para fazer prevalecer a tese jurídica, qualquer que seja.

No mapa feito por seus interlocutores, adeririam à tese os ministros Alexandre de Moraes, anfitrião do encontro, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso . Iriam contra: Edson Fachin, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. A dúvida seria Cármen Lúcia e Luiz Fux. O fato, porém, de Fux ser o próximo presidente da corte poderia ajudar no processo, tendo em vista que ele poderia fazer um aceno aos seus futuros colegas chefes de Poderes.

 

(*) Com informações CNN