Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Deputado Péricles pode responder por falsificação de documentos na tramitação da ‘PEC Miojo’

Sob as ordens de Josué Neto (ainda PRTB), o deputado Delegado Péricles (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJR) está sob suspeição pelas manobras feitas para dar aparência de legalidade na tramitação da 'PEC Miojo'

Deputado Péricles pode responder por falsificação de documentos na tramitação da ‘PEC Miojo’

Deputados Péricles e Roberto Cidade na Sessão Plenária e votação híbrida na manhã de quinta-feira (03). Foto: Alberto César Araújo/Aleam

A “PEC Miojo”, como ficou conhecida a Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) que permitiu a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) adiantar a eleição da Mesa Diretora, está cada vez mais dificultando a vida do deputado Delegado Péricles (PSL). O parlamentar pode ser acusado de falsificação devido aos fortes indícios de “fabricação de documentos públicos” para dar viabilidade jurídica na tramitação apressada da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual é presidente.

Leia mais: Josué Neto insiste na validade da ‘PEC Miojo’ e pede anulação da liminar pelo TJ-AM

A PEC foi aprovada na quinta-feira da semana passada, permitindo a eleição de Roberto Cidade (PV) como presidente da Casa a partir de 2021, e mantendo o deputado Josué Neto (PRTB), como 1º vice-presidente e demais membros da Mesa Diretora. A votação da PEC e a eleição da Mesa Diretora foram suspensas pelo desembargador Wellington Araújo, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na última sexta-feira (4).

‘Fábrica de Documentos’

O sistema de tramitação de projetos da Aleam aponta essa possível “fabricação de documentos” por parte do deputado Péricles. A primeira prova é a inexistência da reunião da CCJ, que, em apenas 15 minutos, teria aprovado a PEC. A “reunião fantasma” foi questionada em Plenário pela deputada Joana Darc (PL).

Contudo, essa seria a 10ª reunião da Comissão no ano, encontro que já havia sido remarcado para o dia 9 de dezembro e que, sem aviso prévio, foi antecipado para o dia 3 com a presença de apenas três deputados membros: Péricles, Wilker Barreto (Podemos) e Serafim Corrêa (PSB).

Os outros dois membros da CCJ, a deputada Joana Darc (PL) e o deputado Belarmino Lins (PP) não foram convocados para a reunião. Na ata do suposto encontro da CCJ, na última quinta-feira, não constam as assinaturas dos deputados que teriam participado dela.

Leia mais: Joana Darc sugere que reunião da CCJ na Assembleia foi fantasma

Autor da PEC é a própria CCJ

Nenhum dos 24 deputados da Aleam é colocado como autor da “PEC Miojo”. No sistema do Apoio Legislativo, consta que a CCJ foi quem protocolou a proposta, fazendo a vez que seria de um parlamentar da Casa. Essa situação foi destacada inúmeras vezes pela deputada Alessandra Campêlo (MDB) na sessão da quinta-feira passada. Além disso, ela questionou, de forma direta, o deputado Péricles se realmente ocorreu a reunião da CCJ que aprovou a PEC.

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, que confiou a Péricles o trabalho de dar legalidade na tramitação relâmpago da “PEC Miojo”, tentou impedir que o colega respondesse à Alessandra. Devido à insistência da parlamentar, Péricles respondeu. Nervoso e sem apresentar argumentos, o deputado apenas disse que as reuniões aconteceram dentro da legalidade.

Leia mais: Alessandra afirma que Josué Neto arma novo golpe para tentar derrubar Wilson Lima

‘PEC Miojo’

A pressa na aprovação da PEC levou a CCJ a colocá-la em tramitação antes de o parecer estar protocolado no sistema da Aleam. É importante fixar que a CCJ protocolou a PEC às 9h52 e às 9h58 já tinha sido solicitado o pedido de urgência para sua tramitação no Parlamento.

A irregularidade no referido  caso é que o parecer da CCJ foi somente protocolado no sistema às 11h11, com o parecer da Comissão Especial, tendo sido protocolado às 11h16. Com isso, fica esclarecido que a CCJ votou e aprovou o parecer antes mesmo que este estivesse protocolado no sistema da Casa.

Participação fantasma

O deputado Wilker Barreto consta como o relator da PEC na CCJ. Ele é indicado como um dos membros presentes na suposta reunião que aprovou a proposta. Porém, enquanto ele deveria estar reunido com os demais membros da Comissão, Barreto estava discursando na tribuna da Aleam, como primeiro orador do dia. Barreto é opositor direto do governador Wilson Lima (PSC) na Aleam.

Pauta da CCJ

As votações na CCJ devem ocorrer após as propostas constarem em pauta, entretanto, a “PEC Miojo” só foi incluída na pauta da comissão às 13h da quinta-feira. Mais uma demonstração de que houve “fabricação de documentos” por parte do deputado Péricles.

A situação fica ainda mais obscura com o documento indicando que a PEC não tinha regime de urgência para entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça.

Portanto, o pedido de Josué Neto para que Péricles elaborasse uma manobra jurídica a fim de antecipar a votação para novo presidente da Aleam, desarticulando a base do governo, está se tornando “um feitiço contra o feiticeiro”. Tanto que ele tenta dar sobrevida a todo o processo, por meio de duas ações junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas tentando invalidar a decisão liminar que suspendeu todos os efeitos da sessão da última quinta-feira, quando houve a aprovação da ‘PEC Miojo’ e eleição da nova Mesa Diretora da Aleam.

Leia abaixo a sequência de documentos que mostram a tramitação obscura da PEC pelo sistema da Assembleia.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/MEMORANDO-REMARCAÇÃO-DE-REUNIÃO-DIA-9.pdf” title=”MEMORANDO REMARCAÇÃO DE REUNIÃO DIA 9″] [pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ATA.pdf”] [pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Memorando-circular-Reunião-ordinária.pdf” title=”Memorando circular- Reunião ordinária”] [pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/MEMORANDO-REMARCAÇÃO-DE-REUNIÃO.pdf” title=”MEMORANDO REMARCAÇÃO DE REUNIÃO”] [pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Termo-de-tramitação-030199..pdf” title=”Termo de tramitação 030199.”]