Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Pesquisa Action mostra manutenção do cenário: Amazonino, David e Alberto Neto

Segundo pelotão: Chico Preto, Marcos Rotta e José Ricardo buscam quebrar a tranquilidade dos primeiros colocados na pesquisa Action

Pesquisa Action mostra manutenção do cenário: Amazonino, David e Alberto Neto

Foto: Reprodução.

Terceiro instituto a divulgar pesquisa de intenções de voto para as eleições municipais de Manaus, a Action Pesquisas de Mercado, confirma o favoritismo do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) e a manutenção do ex-deputado David Almeida (Avante) e do deputado federal Alberto Neto (Republicanos) na disputa para quem seguirá ao segundo turno. A Action ouviu 1.100 eleitores manauaras e registrou a pesquisa na última sexta-feira, 3, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM-07587/2020.

Leia mais: Amazonino Mendes e David Almeida aparecem liderando pesquisas para Prefeitura de Manaus

Nessa simulação com resposta única e estimulada (quando o eleitor recebe uma cartela com as fotos dos candidatos e aponta sua escolha) o ex-governador Amazonino Mendes aparece com 28,5% das intenções de voto. David Almeida, novamente em segunda opção, marca 16,4%. Alberto Neto aparece em terceiro com 8,4%.

Leia mais: Pesquisa ‘Direto ao Ponto’ mostra disputa entre David Almeida e Alberto Neto contra Amazonino

Se levarmos em consideração as margens de erro das pesquisas já divulgadas, pelos institutos Pontual e Direto ao Ponto, os números dos três melhores colocados são bem parecidos. Na pesquisa Pontual, Amazonino tem 29,9%; David Almeida tem 17,7% e Alberto Neto aparece com 5,9%. Já a pesquisa Direto ao Ponto mostra Amazonino com 23,8%; David com 11,7% e Alberto Neto com 6,6%.

Leia mais: Alberto Neto passa caciques políticos na disputa pela Prefeitura de Manaus

Segundo Pelotão

Outro bem posicionado é o deputado federal José Ricardo (PT) que na pesquisa Action fica em quarto lugar com 7,3% das intenções de voto. Na pesquisa Pontual ele permanece na mesma posição com 5,2% das intenções. Na pesquisa Direto ao Ponto, o deputado federal está em quinto lugar com 4,8% das intenções.

Na pesquisa Action é a primeira vez que o vice-prefeito Marcos Rotta (DEM) aparece bem posicionado numa quinta posição marcando 4,9% das intenções de voto. Já na pesquisa Direto ao Ponto, Rotta ficou em sétimo lugar com 3,0% das intenções de voto. Na pesquisa Pontual nem mesmo foi colocado como opção.

Fechando o segundo pelotão da disputa, o vereador Chico Preto (DC), é o sexto na pesquisa Action com 4,4% das intenções de voto. Na pesquisa Direto ao Ponto, o vereador tem 2,7% numa nona posição. Já na pesquisa Pontual ele nem é citado.

Veja abaixo a pesquisa completa:

K