MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Políticos do Amazonas começam articulações de olho nas eleições de 2022

Em Manaus, figuras com muito tempo de vida pública tem literalmente 'colocado a cara no sol' para costurar ou manter importantes alianças futuras
Hellen Miranda – Portal AM1
• Publicado em 02 de outubro de 2021 – 21:00
Políticos do Amazonas começam articulações de olho nas eleições de 2022
Foto: reprodução redes sociais

Manaus, AM – Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, políticos de diversas correntes no Amazonas já começam as articulações para tentar viabilizar uma possível candidatura. Em Manaus, figuras com muito tempo de vida pública tem literalmente “colocado a cara no sol” para costurar ou manter importantes alianças futuras.

Leia mais: CMM não responde MP sobre reajuste de prefeito, vice e vereadores

É o caso do ex-senador Alfredo Nascimento (PL), que recentemente apareceu ao lado de seu antigo aliado e atual secretário de Limpeza Urbana (Semulp), Sabá Reis, em uma visita no bairro Mauazinho. O encontro foi divulgado nas redes sociais do presidente estadual do PL, na última sexta-feira (1º).

Foto: reprodução redes sociais

Para quem não lembra, Sabá já foi secretário de Alfredo na época que foi prefeito de Manaus. Em 2018, o secretário também foi um forte apoiador de Alfredo ao Senado Federal. Inclusive, a dupla tem mantido conversas com outros políticos, entre os temas, as eleições do próximo ano.

Até agora, Sabá, que é ex-deputado estadual, não confirma e nem descarta uma possível candidatura em 2022. Já Alfredo, não há informações ao qual cargo deve concorrer, mas deve ser um nome certo nas urnas no próximo ano.

Alfredo Nascimento concorreu às eleições municipais no ano passado, mas foi rejeitado na disputa para prefeito de Manaus. Mesmo com apoio do então prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), Nascimento ficou em sétimo lugar com 31,6 mil votos.

Foto: reprodução internet

Serafim x Pauderney x David

O início do mês de outubro também foi marcado pelo encontro entre o prefeito David Almeida (Avante), o secretário municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino e o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). O trio visitou o local onde será realizada a obra do Mirante do Encontro das Águas, na Ponta das Lajes, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus.

Em agosto deste ano, Serafim Corrêa foi alvo de rumores sobre uma possível aposentadoria da política, informação desmentida por ele em entrevista exclusiva do Portal AM1. Na ocasião, falou sobre os planos do PSB para as eleições de 2022 e que aguarda posição da sigla sobre sua candidatura no pleito.

Leia mais: ‘Serei político até morrer’, diz Serafim Corrêa após rumores de aposentadoria

Sem definição se vai ou não concorrer no próximo ano, Serafim deve tentar emplacar o nome do filho, o vereador Marcelo Serafim (PSB) na corrida por uma cadeira na Câmara dos Deputados. Atualmente, ele é líder do governo David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e pode receber um “apoio especial” por ser da base do prefeito.

Também rodeado de incertezas para 2022, Paudeney, que é presidente do Democratas (DEM), só confirmou que o ex-governador Amazonino Mendes deve migrar para o partido pelo qual planeja disputar as eleições ao cargo de governador do Amazonas; falta apenas a formalização da filiação dele.

Outra disputa de Pauderney deverá ser para quem vai assumir o partido, uma vez que haverá uma fusão entre DEM e o Partido Social Liberal (PSL), do delegado Pablo, que detém o poder de delegar sobre a sigla no Amazonas. Essa “briga” deverá ser uma “duelo de titãs”, uma vez que vai ser difícil abrir mão da direção, por ambos.

Foto: Ruan Souza / Semcom

Alessandra x Ramos

Neste fim de semana, a secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, divulgou uma foto em seu perfil oficial, ao lado do deputado federal Marcelo Ramos (PL). Alessandra está licenciada da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para assumir o cargo no governo Wilson Lima (PSC).

Especula-se que por ser bem próximo da secretária, Ramos, que é o atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, deve contar com o apoio da amiga para se reeleger nas próximas eleições.

Vale mencionar que nas idas e vindas de Ramos entre Brasília e Manaus, o parlamentar aparece ao lado de outros políticos da capital e, neste sábado (2) chegou a afirmar que participaria da manifestação “Fora Bolsonaro” em Manaus, o que também aproxima o deputado de seus antigos correligionários do PCdoB, um dos partidos organizadores do evento.

Foto: reprodução redes sociais

E essas são algumas das peças do tabuleiro político que começaram a ser movimentadas, só não se sabe quem será o rei, a rainha, os bispos, as torres, os peões e nem mesmo quem dará o “xeque-mate” nesta jogada.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap