Manaus, 20 de março de 2025
×
Manaus, 20 de março de 2025

Política

População de Manaus deseja que vereadores façam testes antidrogas

Os entrevistados pelo Portal AM1 mostraram que apoiam o projeto do vereador Salazar para que parlamentares façam exame toxicológico

População de Manaus deseja que vereadores façam testes antidrogas

População deseja que vereadores façam testes antidrogas (Foto: Vanessa Goudim)

Manaus (AM) – Nesta terça-feira (11), o vereador Sargento Salazar (PL), que está em seu primeiro mandato, publicou um vídeo nas suas redes sociais falando que um dos primeiros Projetos de Lei (PL) que pretende implementar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), é a realização do exame toxicológico. A ideia de Salazar é de que, antes de assumir um mandato, o vereador faça um exame antidrogas, para ele, essa política deve ser obrigatória no parlamento.

Considerando isso, a equipe de reportagem do Portal AM1 foi até as ruas de Manaus para conversar e saber a opinião da população acerca do tema, que tomou proporção nas redes sociais.

Todos os entrevistados se mostraram a favor do exame toxicológico ao avaliarem que seria um risco à sociedade ter um vereador envolvido com drogas.

Maria da Conceição, aposentada de 63 anos, acredita que sim, os vereadores devem passar pelo exame antidroga.

“Eu penso que sim, deve fazer sim! Porque, hoje em dia, tem muita gente que está no poder e faz coisa errada. Pode nos prejudicar em tudo, um cara que usa drogas não tem mente sã. É desequilibrada uma pessoa que usa droga, por isso, acho que é importante, sim, fazer esse exame”, salientou a aposentada.

Salazar veio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e foi o vereador mais votado do pleito de 2024, com 22.594 votos, suas propostas foram e são voltadas para a área de segurança pública. O parlamentar justificou que o PL é uma forma de os vereadores darem o exemplo para a população.

O acadêmico de Ciências da Computação, Vinícius do Nascimento, concorda com a tese de Salazar, e afirma que o exemplo já deve vir de dentro da Câmara Municipal.

“Eu acho ótimo, porque já começa de dentro a mudança. Nem sempre os que estão lá dentro são totalmente certos, considero uma boa ideia. A droga mexe com o psicológico da pessoa e isso atrapalha nas decisões, no gasto do dinheiro”, afirmou Nascimento.

Quem também aprova a proposta do exame antidroga é a Tatiana Vital, engenheira florestal.

“Acredito que deve ser feito, sim! Eles estão nos representando, então precisam estar limpos. Se um vereador está envolvido com drogas, ele tem que sair, é preciso pedir o afastamento dele, porque onde que ele compra droga? Na farmácia? Claro que não, do traficante, então não podemos compactuar com isso. Prejudicaria e muito”, declarou Tatiana.

Michele Gomes, dona de casa, é mais uma de nossos entrevistados que também se posicionou positivamente acerca do projeto. Em poucas palavras, ela disse acreditar que o exame antidroga traria mais segurança com relação ao caráter e gestão do vereador.

“Esse exame pode trazer mais segurança, pra sabermos se eles não estão usando essas coisas”, pontuou Michele.

 

LEIA MAIS: