Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Por que a CMM não tem liderança de oposição na Casa?

O vereador Rodrigo Guedes disse ao Portal AM1 que seria necessário criar um projeto de lei conforme o regimento da CMM para que o cargo fosse criado na Casa, mas até agora, não houve iniciativa.

Por que a CMM não tem liderança de oposição na Casa?

(Fotos: Kelvin Dinelli/Mauro Pereira /Dicom-CMM)

Manaus (AM) – A presença de uma voz discordante no Parlamento municipal é fundamental para garantir a fiscalização adequada das ações do Executivo, bem como promover o debate democrático e representar os interesses de uma parte da população que pode ter visões diferentes daquelas do partido ou da coalizão dominante.

Mas o Portal AM1 analisou que, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), não há uma liderança de oposição, diferente da base do prefeito David Almeida (Avante), que, de forma organizada, possui líder e vice-líder; além dos outros vereadores aliados que defendem os interesses do chefe do Executivo municipal.

A liderança de oposição pode questionar as políticas sugeridas pelo governo, oferecer alternativas, apontar falhas e garantir que as decisões tomadas no âmbito legislativo reflitam os interesses de diversos grupos da sociedade, como têm feito os vereadores, Rodrigo Guedes (PP), William Alemão (Cidadania) e Capitão Carpê (PL).

Escolha

Embora a oposição tenha se ampliado nos últimos meses, Guedes é o que está há mais tempo questionando as propostas do Executivo municipal.

Procurado pelo Portal AM1 sobre a existência de uma liderança da oposição na Casa legislativa, o vereador afirmou que seria necessário criar um projeto de lei, conforme o regimento da CMM, para que o cargo fosse criado, mas que, até o momento, ninguém teve a iniciativa de fazê-lo.

De acordo com o parlamentar, “um dia desses” houve uma discussão entre a oposição para escolher um nome para assumir a liderança na Casa, mas que foi questionada por ele, já que Guedes afirma que ele é quem está há mais tempo nesta causa.

“Um dia desse, teve uma discussão sobre isso entre a gente, aí uma galerinha lá, meio que se escalou, e eu falei: por que vai ser vocês se eu sou o único daqui que está desde o início, na oposição, independente? Vocês todos eram da base, inclusive o Carpê e o Alemão, que tinham cargos na base”, disse.

Conforme o vereador, desde “essa conversa” entre a oposição, há uns três meses, aproximadamente, o assunto “morreu”.

A reportagem também questionou o vereador Capitão Carpê sobre o assunto e se ele teria vontade de ser o líder da oposição na CMM, mas o parlamentar apenas disse que o nome do vereador William Alemão foi cogitado para ser o líder e este teria o seu apoio.

Procurado pela reportagem, William Alemão, por meio de sua assessoria, apenas se limitou a dizer que falaria sobre o assunto nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

 

LEIA MAIS: