Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Posse de novos conselheiros tutelares é prato cheio para vereadores que sonham com reeleição

A aproximação de vereadores com conselheiros tutelares se intensifica conforme as eleições para o legislativo se aproximam. 

Posse de novos conselheiros tutelares é prato cheio para vereadores que sonham com reeleição

(Foto: Divulgação / Montagem AM1)

Manaus (AM) – Com o cenário político atual, marcado pela preparação para as eleições municipais – na qual serão escolhidos os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nos 62 municípios do Amazonas – parlamentares visam novos conselheiros tutelares como possíveis cabos eleitorais, visto que para serem eleitos mobilizaram a população para as votações facultativas, ou seja, eleições que não são obrigatórias para o cidadão.

A aproximação de vereadores com conselheiros tutelares se intensifica conforme as eleições para o Legislativo se aproximam.

O contexto eleitoral, conforme o professor Helso Ribeiro, é advogado e cientista político, se dá pelo fato de as eleições serem muito próximas ao cidadão e serão votados os representantes que são mais residuais, ou seja, os vereadores estão mais próximos à população – e isso faz com que busquem lideranças próximas do povo.

“A função do vereador é bem residual, muito próxima da população. […] Nós temos exemplos de liderança, o governador tem uma liderança forte em vários bairros. O prefeito tem o poder nas mãos, ele se torna uma liderança, temos deputados federais, senadores, 24 deputados estaduais que possuem lideranças setoriais na cidade, fora isso, tem os conselheiros tutelares e líderes comunitários que possuem, dentro do seu nicho, uma certa liderança.

Com o pleito se aproximando e partindo do ponto em que as funções dos vereadores são residuais e locais, a afinidade com os conselheiros tutelares demonstra esforços dos parlamentares para consolidar votos nas determinadas áreas da cidade, principalmente onde os conselheiros tutelares de Manaus foram eleitos.

Resumo das eleições em Manaus

Na capital amazonense, 50 novos conselheiros tutelares foram eleitos em 2023 e empossados em janeiro de 2024. Sendo 5 conselheiros tutelares para 10 áreas setoriais divididas pela prefeitura de Manaus.

Neste caso, a cidade foi dividias em 10 regiões, sendo 9 na capital e 1 na área rural, e, juntas, somaram mais de 77.271 mil votos. São elas:

  • Centro-Oeste com 6.343 votos válidos;
  • Centro-Sul com 4.898 votos válidos;
  • Leste 1 com 11.049 votos válidos;
  • Leste 2 com 11.027 votos válidos;
  • Norte 1 com 10.784 votos válidos;
  • Norte 2 com 3.966 votos válidos;
  • Oeste com 10.621 votos válidos;
  • Sul 1 com 9.710 votos válidos;
  • Sul 2 com 6.619 votos válidos;
  • Rural com 2.254 votos válidos;

Papel dos conselheiros tutelares

Como entes eleitos para promover a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a posição ocupada, quando o trabalho exercito de maneira eficiente, promove um status de liderança para os conselheiros.

A proximidade com os conselheiros, em sua maioria, visa alinhar e garantir lideranças setoriais para os vereadores que tentarão a reeleição.

Posse em Manaus

Durante a posse dos novos 50 conselheiros tutelares em Manaus, vereadores da base aliada ao prefeito David Almeida estiveram presentes na solenidade. Marcel Alexandre (Avante); Elan Alencar (DC); Professor Samuel (PL); Bual (PMN); Raulzinho (PSDB) e Alonso Oliveira (Avante) foram os parlamentares que estiveram presente na solenidade.

Decisão

As articulações realizadas pelos vereadores, que buscam aumentar as bases eleitorais na cidade, ficam em maior evidência, porém, cabe aos eleitores avaliar a sinceridade das aproximações de parlamentares em mandato com lideranças comunitárias, sejam eleitas ou não, para que nas urnas sejam efetuadas decisões que de fato promovam melhorias para a cidade de Manaus.

LEIA MAIS: