
Segundo o TSE, eleitor não precisa comprovar o pagamento no cartório (Foto: Divulgação/TRE)
Manaus (AM) – O prazo para emitir o título de eleitor termina em 8 de maio de 2024 e quem tiver 15 anos agora, mas que completará 16 até o mês das eleições municipais, já pode tirar o documento. Para muitos jovens essa será a primeira eleição, portanto, vale lembrar que até aos 17 anos o voto é facultativo, porém, a partir dos 18 passa a ser obrigatório.
No mês de outubro, os brasileiros dos 5.568 municípios do país irão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O prazo para regularizar o cadastro eleitoral, como transferência de domicílio, por exemplo, também vai até 8 de maio e é preciso estar atento à data.
Os locais onde o título pode ser emitido são: site da Justiça Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou procurando um cartório de Justiça Eleitoral mais próximo de sua residência.
Para solicitar a emissão do título de eleitor, o interessado deve levar consigo um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
Caso o comprovante não esteja no nome do jovem menor de idade que esteja solicitando o título, ele pode levar um comprovante que esteja no nome dos pais ou responsáveis com quem reside.
Quanto às pendências, é necessário que o eleitor procure um cartório eleitoral para regularizar a sua situação. Os documentos necessários também são: um documento com foto oficial e um comprovante de residência.
LEIA MAIS:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.