Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Prefeito Anderson Souza cancela Réveillon em Rio Preto após pressão do MP

Além disso, a festa religiosa 'Marcha para Jesus' também foi cancelada no município, que fica a 57 quilômetros de Manaus

Prefeito Anderson Souza cancela Réveillon em Rio Preto após pressão do MP

Foto: Facebook

Um dia após anunciar a festa de Réveillon em Rio Preto da Eva, em meio à pandemia da covid-19, o prefeito Anderson Souza voltou atrás e cancelou a realização do evento. Além disso, a festa religiosa ‘Marcha para Jesus’ também foi cancelada no município, distante apenas 57 quilômetros de Manaus.

Leia mais: Em Rio Preto da Eva, Anderson Souza ignora decreto do governador e fará festa de Réveillon na cidade

O cancelamento dos eventos ocorre após pressão do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), para evitar aglomerações de pessoas.

“Sabemos que cada município vive sua realidade, mas entendemos que Manaus, em função de não estar tendo eventos, não estar tendo uma série de atividades, vão vir para Rio Preto. Isso poderá justamente ter uma contaminação em massa e, diante desse aspecto, vamos suspender o evento”, anunciou o prefeito durante live nas redes sociais na manhã dessa segunda-feira (28).

Anderson Souza também cita a taxa de ocupação de 100% dos hospitais públicos e privados na capital, por pacientes infectados por covid-19 como argumento para a suspensão. Nessa segunda-feira (28), os hospitais Santa Júlia, Adventista e Check Up anunciaram que já estão sem vagas.

Leia mais: Após Santa Júlia e Adventista, Hospital Check Up comunica lotação total em leitos de internação

O prefeito também anunciou que vai editar um decreto para confirmar o cancelamento dos eventos e estabelecer um toque de recolher no município, entre meia-noite até seis horas da manhã.

“Vamos reeditar o decreto hoje e estaremos colocando três pontos: retirar os dois eventos, colocar manutenção dos bares e restaurantes e estaremos colocando o toque de recolher à meia-noite até às seis. Não iremos permitir nenhum evento em massa, para evitar que as pessoas venham de Manaus para festas”, disse.

As duas festas anunciados pela Prefeitura de Rio Preto da Eva estavam previstas para acontecer na quarta (30) e quinta-feira (31).

Os eventos contrariavam o decreto 43.236 do Governo do Estado do Amazonas, com novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública e que, entre outros itens, proíbe a realização de reuniões comemorativas, inclusive de Ano Novo, nos espaços públicos, clubes e áreas comuns de condomínios.

De acordo com os últimos dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rio Preto da Eva registra 2.080 casos de coronavírus com 24 mortes.