Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Prefeito de Atalaia do Norte cobra apoio de tropas federais no Vale do Javari

Denis Linder Rojas Paiva divulgou nota se solidarizando com as famílias do ativista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips – assassinados na terra indígena Vale do Javari.

Prefeito de Atalaia do Norte cobra apoio de tropas federais no Vale do Javari

Denis Paiva, prefeito de Atalaia do Norte (Foto: Rede social)

Manaus (AM) – O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Linder Rojas Paiva, divulgou nota, nesta segunda-feira (5),  solidarizando-se com as famílias do ativista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Hoje completa um ano dos assassinatos. Segundo Denis, a data é marcada pelo “episódio estarrecedor no município”.

Denis diz que “reitera o seu compromisso com a proteção dos povos indígenas”, que, para ele, é uma das maiores riquezas do país.

O chefe do Executivo Municipal diz, ainda, que busca por justiça a fim de dar punição devida aos envolvidos e mandantes das mortes de Bruno e Dom.

O prefeito revela que aguarda a presença efetiva dos órgãos federais de segurança em Atalaia do Norte e pede maior apoio e atenção à região da fronteira, bem como nas áreas da educação, social e desenvolvimento.

Ele declarou que é contra o PL 490, do Marco Temporal, que, no entendimento dele, visa retirar os direitos dos povos originários.

Leia a nota na íntegra

“Este 5 de junho de 2023 é marcado pelo primeiro ano da morte de Bruno Pereira e Dom Phillips, um episódio estarrecedor da história do nosso município. A Prefeitura de Atalaia do Norte se solidariza com os familiares das atividades e reitera o seu compromisso com a proteção dos povos indígenas uma das nossas maiores riquezas. Reafirmamos nosso anseio de justiça ao caso a fim de dar punição devida aos envolvidos e mandantes.

A atual gestão tem trabalhado desde 2021, dentro de suas atribuições, para dar oportunidade aos ribeirinhos e indígenas e conscientizado sobre a exploração responsável dos recursos naturais. Um exemplo dos investimentos é a reestruturação da comunidade de São Rafael, do Rio Itacoaí, para receber turistas e gerar renda aos moradores, por meio d0 turismo sustentável e manejo de biodiversidades. Além disso, vale destacar a expansão do manejo para cinco etnias indígenas do Vale do Javari, em parceria com órgãos federais como Ibama e Funais, dentre outras instituições.

A Prefeitura de Atalaia do Norte aguarda a presença efetiva dos órgãos federais de segurança em Atalaia do Norte e um maior apoio e atenção à região da fronteira a qual estamos localizados, também nas áreas da educação, social e desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando para gerar oportunidades e proteger as nossas riquezas humanas e ambientais. A Prefeitura decolara, ainda, que é contra o PL 490, do Marco Temporal, quer visa retirar os direitos dos povos originários.

Justiça por Bruno e Dom e proteção ao Vale do Javari

Denis Linder Rojas Paiva”

Assassinato de Dom e Bruno

O jornalista britânico Dom Phillips foi à Atalaia do Norte em junho de 2022, para entrevistar lideranças indígenas e ribeirinhos para um novo livro-reportagem intitulado “Como Salvar a Amazônia“.

Dom estava acompanhado do indigenista Bruno Araújo Pereira, que se licenciou da Fundação nacional do Índio (Funai) para trabalhar como consultor técnico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Bruno e Dom foram pegos em uma emboscada próxima à comunidade de São Rafael, região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Eles foram ortos a tiros e tiveram os corpos enterradas na floresta.

Vale do Javari

Segunda maior terra indígena do Brasil, o Vale do Javari fica nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no Amazonas.

A região abriga a maior concentração de povos isolados em todo o mundo, com 64 aldeias de 26 povos e cerca de 6,3 mil pessoas, e enfrenta problemas como a pesca ilegal, a retirada de madeira e o narcotráfico.

LEIA MAIS: