Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Desaparecidos de Atalaia do Norte: prefeito nega encontro com suspeito de envolvimento no caso

De acordo com o prefeito, ele esteve no local com a Defesa Civil para levar ajuda aos moradores da região, e não para uma visita

Desaparecidos de Atalaia do Norte: prefeito nega encontro com suspeito de envolvimento no caso

Foto: Reprodução

Manaus – Por meio de nota, o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, negou que esteve na casa de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, suspeito de envolvimento do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. O pronunciamento acontece após a repercussão de fotos do político no local.

De acordo com o prefeito, ele esteve no local com a Defesa Civil para levar ajuda aos moradores da região, e não para uma visita. “Ele foi em todas as casas como sempre faz na comunidade. Fomos essa semana lá, no dia da prisão. Quando chegamos na comunidade, a Polícia Militar já tinha abordado e feito os procedimentos com o Pelado. Fomos levar ajuda da Defesa Civil, não em busca de visitar”, disse.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Prefeitura de Atalaia do Norte ainda defendeu a atuação do procurador-geral do município, que está na defesa de Amarildo. O município alegou que se trata de atividade particular de Ronaldo Caldas da Silva Maricaua, e ainda destacou que a cidade possui apenas dois advogados.

Leia mais: Após desaparecimento de jornalista indigenista, juíza do AM afirma que governo Bolsonaro foi ‘omisso’

“A Prefeitura de Atalaia de Norte -AM esclarece, ainda, que o procurador-geral do município, Ronaldo Caldas da Silva Maricaua, foi procurado pela família para defender o suspeito Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, pois também atua como advogado particular e que o serviço não tem qualquer relação com a gestão municipal. Não há qualquer impedimento ou incompatibilidade que prive o advogado de exercer suas atribuições legais. Vale ressaltar que o município de Atalaia do Norte possui um número limitado de advogados, com apenas dois profissionais do ramo residindo na cidade”, disse a nota. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Atalaia do Norte – AM esclarece que não tem relação com os suspeitos envolvidos no caso do indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira, e o jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde domingo (05/06), nas proximidades da comunidade de São Rafael, no rio Itacoaí, em Atalaia do Norte (AM). E que a gestão municipal não tem medido esforços em apoio às buscas disponibilizando efetivo da Defesa Civil, além do fornecimento de combustível, alimentação e hospedagem às forças de segurança presentes no município.

A Prefeitura de Atalaia de Norte -AM esclarece, ainda, que o Procurador-geral do município, Ronaldo Caldas da Silva Maricaua, foi procurado pela família para defender o suspeito Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, pois também atua como advogado particular e que o serviço não tem qualquer relação com a gestão municipal. Não há qualquer impedimento ou incompatibilidade que prive o advogado de exercer suas atribuições legais. Vale ressaltar que o município de Atalaia do Norte possui um número limitado de advogados, com apenas dois profissionais do ramo residindo na cidade.

Renovamos o nosso desejo de encontrar Bruno e Phillips com vida e que este caso seja esclarecido e os culpados sejam punidos pela justiça. Estamos à disposição para qualquer eventual esclarecimento.