Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Coluna AM1

Prefeito de Coari já recua da reeleição e dá como certo o retorno de Adail Pinheiro em 2025

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (31). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Prefeito de Coari já recua da reeleição e dá como certo o retorno de Adail Pinheiro em 2025

Monarquia absoluta

O retorno do rei está próximo. E não estamos falando da trilogia “O Senhor dos Anéis”, mas sim de Adail Pinheiro, ex-prefeito de Coari. Quem já antecipa esse possível retorno de Adail é o sobrinho dele, Keitton Pinheiro, que é prefeito de Coari e afirma que não vai concorrer à reeleição. Para ele, tá mais que na hora de o “mandachuva” retomar o comando da cidade, e é uma questão de honra para a família Pinheiro eleger Adail como prefeito da terra do gasoduto mais uma vez.

Nunca saiu

Retomar só na caneta, né? Porque, na prática, quem de fato manda nos quatro cantos da cidade é Adail Pinheiro. Keitton, na verdade, foi apenas um plano C da família Pinheiro para não perder o poder para os Tiradentes, que bateram na trave na eleição de 2020 e também na suplementar, em 2021, perdendo para o filho e o sobrinho, respectivamente, de Adail Pinheiro.

Ainda mais poder

Condenado em 2014 por favorecimento à prostituição, além de improbidade administrativa, Adail pegou pena de 11 anos de prisão. Mesmo depois de condenado, conseguiu eleger a filha Maiara Pinheiro a deputada estadual em 2018, que foi reeleita em 2022. Depois, elegeu o filho a prefeito de Coari, em 2020. O herdeiro foi cassado, mas Adail conseguiu colocar na cadeira de prefeito o sobrinho, que venceu a eleição suplementar de dezembro de 2021.

Vai pedir música?

Alguém aí tem dúvida de que o homem não vai conseguir retornar para a cadeira de prefeito? Quem perde com essa história toda é o empresário Robson Tiradentes, que já tentou, por duas vezes seguidas, ser eleito prefeito, mas perdeu para o Clã Pinheiro. Se perder mais uma vez, vai precisar pedir música no Fantástico.

Mordomia

Agora, todo mundo quer ser servidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) para desfrutar das mordomias que o secretário de Segurança Pública, Coronel Vinicius Almeida, está tentando proporcionar para a classe da segurança. Na lista de benefícios, estão videogames, poltronas massageadoras, cafeteira expresso, TVs de 50 polegadas, mesa de ping-pong, cadeiras fixa. Agora é que bate mesmo o desespero dos aprovados no concurso público, que, todo dia, vão lá nas redes sociais do secretário e do governador se humilhar cobrando a convocação. Quem aí não quer jogar videogame numa tela de 50 polegadas?

Deu ruim

Após a repercussão negativa do pregão, a SSP-AM informou, na tarde desta terça (31), que vai suspender a licitação para fazer uma nova consulta ao Ministério da Justiça e apresentar um novo projeto para equipar as salas de descompressão que vão ser destinadas aos servidores das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e SSP – uma necessidade das forças de segurança pública.

Imagem desgastada

Quem saiu feio na fita, ou melhor, no vídeo, foi o secretário de Segurança Pública, que gravou uma resposta em frente à sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) tentando achar uma justificativa para o pregão. Nem queiram ver os comentários, senhores. Rolou maior pressão, lá no feed do perfil no Instagram, com uma chuva de comentários dos aprovados no último concurso da SSP-AM. Pelo visto, não é só a Prefeitura de Manaus que sofre com péssimos assessores, o problema, agora, é enfrentado também pelo secretário de segurança. Onde é que tá o planejamento de atuação da assessoria para o momento de crise?

Ressurgindo das ‘cinzas’

E senhores, adivinha quem deu as caras, ou melhor, quem estava juntinho do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e do vice, Marcos Rotta, na manhã de hoje? Chico Preto! Depois de procurar refúgio em seus projetos pessoais após o desgaste emocional que foi a última eleição majoritária, quando foi descartado por David Almeida para a disputa por uma vaga no Senado Federal, Chico, agora, parece que será cada vez mais visto em eventos da Prefeitura. Ele, por sua vez, é um bom nome para retornar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e tentar salvar o time “deficiente” que se formou na atual legislatura – podendo ser a pior que Manaus já teve.

Antes tarde do que nunca

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), afirmou que a Casa Legislativa cumpre o seu papel ao dar posse aos aprovados no concurso público realizado há 20 anos. Durante cerimônia nesta terça, 14 pessoas assinaram a documentação final que oficializa a investidura nos cargos do serviço público. Uma das aprovadas, hoje com 44 anos, disse que o sentimento é de Justiça. “Nós fomos aprovados dentro do número de vagas e tínhamos o direito de assumir esses cargos, então esse é o principal sentimento”, afirmou a mulher.

Opinião

Em seu artigo “Roberto Cidade prefeito”, publicado pelo Portal AM1 nesta terça, o advogado Carlos Santiago diz que para quem deseja concorrer ao cargo de prefeito de Manaus é preciso mostrar que é, de fato, um líder. Ser uma liderança e possuir autonomia para decidir são critérios importantes. Agora, não é possível apontar os problemas da cidade e propor soluções sem conflitos com o prefeito atual. Assim como não é possível ter autonomia sem deixar de ser apenas mais um aliado do chefe do governo estadual. Lembrando que o último presidente da Aleam que mostrou que possuía liderança e autonomia para decidir chegou ao cargo de prefeito: foi o atual prefeito David Almeida.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI