
(Foto: Chico Batata)
Manaus (AM) – O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, recebeu nesta segunda-feira (25/3) a visita institucional do deputado estadual Daniel Almeida (Avante) para tratar de possíveis ações voltadas ao atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua, especialmente aquelas que enfrentam a dependência química.
Durante o encontro, o presidente do TJAM afirmou que irá marcar uma reunião e convidar a coordenadora da Infância e Juventude (Coij) da Corte, desembargadora Joana Meirelles, que também preside o Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, que já desenvolvem ações específicas para esse público, em Manaus, para participar da discussão sobre projetos com o deputado. A ideia é debater estratégias conjuntas e aproveitar a experiência de ambos no trabalho com esse grupo.
“A desembargadora Joana Meirelles, que é coordenadora da Coij, e o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, têm realizado ações voltadas para as pessoas em situação de rua e certamente poderão prestar uma colaboração efetiva na construção de novas ideias, a partir da experiência e da expertise que têm com esse trabalho”, destacou Jomar Fernandes.
O deputado Daniel Almeida ressaltou que a dependência química e a vulnerabilidade social são desafios que exigem ações coordenadas entre diferentes setores da sociedade. Ele defendeu que outras instituições também sejam envolvidas no debate, como a pasta da Segurança Pública e o Ministério Público.
“Essa é uma preocupação urgente. O problema da dependência química e das pessoas em situação de rua cresce não só em Manaus, mas em todo o Amazonas. Precisamos unir esforços para reduzir o impacto social e também combater o avanço do tráfico de drogas em nossos municípios. Fico honrado em ter sido recebido pelo presidente do TJAM e acredito que essa articulação pode resultar em avanços significativos”, afirmou o parlamentar.
A preocupação com o crescimento da população em situação de rua e sua relação com o uso de drogas é respaldada por estudos recentes. De acordo com o Instituto Brasil Social, o consumo de álcool e substâncias ilícitas está entre as principais causas que levam pessoas a viverem nas ruas. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no ano passado, aponta que a população em situação de rua no Brasil cresceu 211% nos últimos 10 anos, alcançando aproximadamente 281 mil brasileiros.
A data da reunião entre TJAM, Coij, CDL Manaus e o gabinete do deputado ainda será divulgada.
(*) Com informações da Assessoria
LEIA MAIS:
- TJAM nega pedido de sindicato para suspender lei sobre auxílio-moradia de policiais civis
- CGE e TJAM firmam acordo de cooperação técnica para capacitação e governança
- TJAM define lista tríplice para vaga de membro substituto no TRE-AM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.