Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Presos na operação ‘Patrinus’ devem ser liberados nesta terça

Eles são acusados de envolvimento em esquema criminoso que desviou mais de R$ 100 milhões dos cofres públicos do município de Coari

Presos na operação ‘Patrinus’ devem ser liberados nesta terça

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, 1º, encerram-se as prisões temporárias do prefeito de Coari, Adail Filho, do empresário Alexsuel Rodrigues, do sargento da Polícia Militar (PM), Fernando lima, e do presidente da Câmara Municipal, Keiton Batista, presos na operação “Patrinus”, deflagrada na última quinta-feira, 26, pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo o MP-AM, pela lei processual, a prisão temporária é de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, caso haja pedido à Justiça. Logo, a prisões dos envolvidos devem acabar amanhã. Eles são acusados de envolvimento em esquema criminoso operado em forma de organização criminosa, criada para fraudar licitações, lavar dinheiro e corromper a estrutura de poder do município de Coari. A quantia desviada gira em torno de R$ 100 milhões.

Veja também:

Procuradora aponta fraudes em diversos contratos de Coari

Vereadores de Coari articulam comissão para cassar Adail Filho

Adail Filho se pronuncia em nota e diz que acusações são infundadas

O órgão explica que o nome da operação se justifica porque as contratações e os pagamentos da prefeitura municipal de Coari eram realizados mediante o auxílio de amigos influentes do chefe do Poder Executivo municipal. Os valores foram desviados entre os anos de 2018 e 2019.

Nesta segunda, 30, os promotores começam a fazer a análise do material apreendido, o que eles chamam de audiências de deslacre. Dessa forma, O MP-AM deve passar mais informações ainda nesta tarde.